Connect with us

DESTAQUES

Sistema de Monitoramento é implantado em Paulistana e reforça segurança pública

Publicado

em

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (23), na sede do 20º Batalhão de Polícia Militar, a solenidade de inauguração e implantação do sistema de monitoramento da cidade de Paulistana, recurso que tem o objetivo de reforçar a segurança no município.

O Sistema de Monitoramento é uma tecnologia via satélite e GPRS, desenvolvida pela empresa CH Rastreamento e Monitoramento, e está sendo implantada no batalhão através de parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado, por meio da Polícia Militar e empresários da cidade de Paulistana. O sistema possui câmeras instaladas em pontos estratégicos do Centro Comercial, monitoradas 24 horas, GPS nas viaturas e uma sala de controle localizada no 20º Batalhão Policial, no Centro de Operações Policiais Militares (COPOM).

A instalação do sistema foi feito a partir de uma parceria público privada, em que os empresários arcam com parte dos custos e o Estado entra com a cobertura da Polícia Militar, com seu efetivo e com o monitoramento de sistema interativo através do acionamento inteligente na central de monitoramento. São várias câmeras instalas, inicialmente, em 15 estabelecimentos comerciais em pontos estratégicos da cidade monitorados. As imagens ficam armazenada em nuvem e podem ser consultadas futuramente, inclusive como prova. A Polícia espera que outras empresas possam aderir à parceria.

O Major Estanislau Felipe, comandante do 20º  Batalhão da Polícia Militar de Paulistana-PI, disse que a conquista é resultado da confiança depositada pela sociedade na PM da cidade. “Estamos sendo contemplados hoje com esse sistema que vejo como um reconhecimento da população de Paulistana a um trabalho desenvolvido ao longo de quase oito anos, onde a sociedade viu na postura da Polícia Militar uma confiança suficiente para investir e nos ajudar nessa missão da segurança pública. E agora é retornar essa situação de segurança para a sociedade” disse.
O major falou também que a cidade festeja não somente essa, mas outras conquistas na segurança, como os baixos índices de criminalidade. “Estamos festejando hoje mais essa conquista, além dos índices de criminalidade baixos, do controle nos índices de homicídios. A cidade também é uma das poucas regiões do semiárido onde não houve investidas, nos últimos cinco anos, contra instituições financeiras. Tudo isso tem sido fruto do trabalho, da conscientização da tropa, de um discurso único e muito esforço e labuta. Parabenizo a sociedade e os militares por mais essa conquista” relatou.
 
O prefeito de Paulistana, Gilberto José de Melo, o Didiu, parabenizou os responsáveis pela iniciativa e disse que a gestão tem apoiado o projeto. “Só tenho que parabenizar essa iniciativa da Polícia Militar, juntamente com os empresários de Paulistana. Nossa cidade já é conhecida como uma cidade respeitada, onde a polícia trabalha muito bem. Como gestor tinha o desejo de montar esse sistema totalmente através da prefeitura, mas com as dificuldades que os municípios enfrentam não foi possível, mas estamos apoiando o projeto e se tiver que ampliar alguma coisa e a prefeitura puder, iremos ajudar” disse o gestor.
Didiu elogiou o trabalho de repressão à criminalidade que vem sendo realizado pela Polícia Militar, destacando as abordagens a veículos com placas de outros municípios. Ele relatou que certa vez estava em um carro diferente dos que costuma utilizar, e ao chegar na cidade pela madrugada, foi seguido pela viatura e abordado  pela polícia. “Veio uma equipe de Teresina realizar um trabalho para a Prefeitura e também foram abordados pela polícia. Esse trabalho de monitoramento dos veículos de fora é importante e de resultado. Meses atrás aconteceu uma sequência de furtos de equipamentos de torres de telefonia móvel em várias cidades da região, e os criminosos foram capturados em Paulistana, após terem sido notados como pessoas estranhos na cidade. Essas e outras ações trazem uma sensação de segurança para toda a população de Paulistana”, pontuou.
O coronel Márcio Oliveira, comandante do Policiamento do Semiárido, falou da importância da ação. “Avalio essa iniciativa de forma muito positiva, porque esse sistema nasceu de um desejo que é de todos, hoje a temática da segurança pública ganha uma grande dimensão em todo o país, e aqui em Paulistana a comunidade tem um vínculo muito forte com a Polícia Militar e através dessa interação da PM e sociedade  e do policiamento temos conseguido antecipar as ações. E com essa ferramenta tecnológica vai ser diferenciado e potencializado, vamos poder fazer a prevenção e antecipação do delito. É um ganho muito grande para a cidade e a comunidade de Paulistana está de parabéns, e será modelo para outros cidades a aquisição desse sistema” falou.
O empresário e especialista em segurança, Charles Manoel, disse que o sistema é um dos mais inovadores do país e explicou o seu funcionamento. ” Estamos trazendo um sistema que é um dos mais inovadores do Brasil, o Piauí está sendo a primeira capital onde essa tecnologia está sendo testada, iniciou em Teresina e agora chega a Paulistana. Esse sistema é preventivo, ele traz uma forma mais rápida e eficaz para a polícia abordar, então, quando acontecer um crime em qualquer estabelecimento que tenha o sistema vai cair direto a imagem em tempo real, no copom, vai existir um botão de pânico para assalto e o sensor a noite para arrombamentos. Hoje foram entregues um kit para cada empresário com duas câmeras e a segunda etapa será o monitoramento da avenida, estamos conversando com o prefeito para fazermos o monitoramento da entrada da cidade e na avenida e estamos também em uma parceria para monitorar a frente dos bancos” destacou.
 Durante a solenidade, foi realizada uma homenagem a todos os empresários que firmaram parceria para a implantação do sistema no município. Em seguida, foi aconteceu o desfila da tropa da Polícia Militar do 20º Batalhão de Paulistana e o ato de descerramento de placa inaugural. Após a cerimônia, foi realizada a apresentação do sistema de monitoramento aos presentes.
O evento contou com a presença do coronel Márcio Oliveira, comandante do Policiamento do Semiárido, o Coronel PM Emídio José Medeiros Oliveiras, representando o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, Coronel Ruy Nunes Cordeiro, Subcomandante do Policiamento do Semiárido, Major Estanislau Felipe, comandante do 20º  Batalhão da Polícia Militar de Paulistana-PI, Capitão Lindomar Félix, Comandante da 3º Companhia de Polícia Militar de Jaicós, Capitão Antônio Milton, prefeito de Municipal, Gilberto José de Melo, Dr. Cícero Oliveira, Delegado Regional, Raimundo Antônio Pinheiro, presidente da CDL em Paulistana, outras autoridades locais e regionais e sociedade em geral.
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS