Connect with us

MUNICÍPIOS

PICOS│Produtores de alho participam de treinamento e capacitação

Publicado

em

Entre os dia 16 e 18 do corrente mês, ocorreu um curso de capacitação profissional, no auditório do Sebrae em Picos.

De acordo com o presidente da Associação Piauiense de Produtores de Alho, José Airton Dantas, o treinamento e capacitação teve como objetivo instruir e habilitar alunos do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Barros Araújo, em Picos, bem como demais produtores à trabalhar juntamente com assistência técnica, na cultura do alho.

“Foram 20 técnicos, alunos do curso de Agronomia imbuídos no projeto com a finalidade de aprimorar maiores conhecimentos e técnicas a serem desenvolvidas no processo de revitalização da cultura do alho. Dessa forma os técnicos darão assistência aos produtores de alho fortalecendo mais a produção” explicou o presidente.

Durante o período, 20 alunos participaram das aulas teóricas e práticas, desenvolvidas como metodologia de ensino. Na quarta e quinta-feira, foram ministradas aulas teóricas. Na sexta-feira, foi o momento de aplicar na prática o aprendizado da teoria.

Nas aulas ministradas pelo engenheiro agrônomo da Secretaria Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Alexandre Júnior, foi apresentado sobre histórico da cultura do alho, escolha do terreno, preparo da área, técnicas de plantio, tipos de pragas e doenças que afetam a lavoura, formas de irrigação, colheita e armazenamento.

Publicidade

“Foi apresentado nas aulas como trabalhar na produção de alho desde o histórico do cultivar até as técnicas de manejo, preparo do solo, métodos de irrigação, doenças, pragas destruidoras entre outros pontos”, destacou o engenheiro Alexandre.

A capitação foi realizada com apoio da Appa, Senar, Sindirural, Sebrae, Uespi e Embrapa.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS