Acadêmicos da Alerp de Picos realizam sarau no litoral do Piauí
Publicado por: Willians Sousa | Data: 15/07/19

Acadêmicos da Alerp de Picos realizam sarau no litoral do Piauí

A Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, que completa 30 anos de fundação no dia 22 de outubro de 2019 vem realizando diversas atividades alusivas à programação do aniversário. A vasta programação elaborada pelos acadêmicos, desde o início do ano, conta com lançamentos de livros, recitais, exposição de artes plásticas, encontros, show cultural com Odorico e amigos e o I Chá Literário, entre outros acontecimentos.

A mais recente comemoração aconteceu no último sábado (13), às 19h, na casa da acadêmica alerpiana, Cleânia Salles, em Cajueiro da Praia, cidade localizada no litoral piauiense, há 393 km da capital Teresina, com o “Sarau à Beira-mar”, regado de muita música, poesia, recital e dramatização com a participação dos acadêmicos, familiares e amigos.

A professora Marli Veloso, fez a abertura do sarau.

Por telefone, a professora Marli Veloso declarou que o passeio acadêmico angariou muitos conhecimentos, interação entre amigos e familiares e também diversão.

“Foi um passeio onde pudemos trocar muitas experiências, conhecimentos e assim desfrutar de um belo cenário natural de belezas paisagísticas. Estar a beira-mar, numa casa de praia tem tudo a ver com a inspiração romancista. O escritor, o poeta, o músico, o artista em si, no sentido real da palavra, necessita desse contato porque as energias naturais envolvem o ser de uma maneira que você desperta inspirações e aguça o seu “feeling”. É um contato direto com a natureza e isso faz muito bem a saúde, traz alegria. É um verdadeiro remédio para alma”, disse.

As boas-vindas a todos os amigos e companheiros de carreira literária ficou por conta da alerpiana e anfitriã Cleânia Sales.

O poeta e presidente da Academia de Letras da Região de Picos, Vilebaldo Rocha, falou sobre os 30 anos de aniversário da instituição e sobre os objetivos do sarau. O mesmo em breves palavras fez sua avaliação.

“Acabei de acordar de um sonho bom. Um Sarau à beira-mar, em Cajueiro da Praia, no nosso paraíso, onde Cleânia, William e Familiares irradiaram carinho, alegria e amabilidade. Palavras não são suficientes para expressar a energia amorosa que nos uniu. Obrigado a todos pelo sucesso desse encontro onde saímos fortalecidos como seres humanos e protagonistas de um sonho bom”,exclama o poeta presidente da Alerp.

Logo em seguida foi executado o Hino da Alerp onde todos os acadêmicos permaneceram atônitos em honra e respeito.

Na noite do Sarau a Beira-mar a acadêmica alerpiana, Deolinda Marques, declamou o poema A Bailarina, de Cecília Meireles, com a participação de Ana Clarissa.


No passeio comemorativo aos 30 anos de fundação da Academia de Letras da Região de Picos – Alerp, recitaram e cantaram: Josselmo Batista, Cleânia Salles, Ana Clarissa, Samuel Nascimento, Luiz Egito, Cristina Luz, Sofia Dóris, Rozângela Rocha, Vilebaldo Rocha, Henrique e Ana Clarissa, Ilza Bezerra, João Erismá, Josselmo e Meircilândia, Evilásio Moura/ Osanilde, Mylena e Francisco das Chagas (Chaguinha).

Para encerrar o Sarau formou-se uma ciranda entoando canções do repertório da música piauiense.

Estiveram presentes: Cleânia Salles, João Erismá, Vilebaldo Rocha, Deolinda Marques, Francisco das Chagas (Chaguinha), Josselmo Batista e Evilásio Moura juntamente com familiares e convidados sendo os escritores: Luiz Egito, Samuel Nascimento e Ilza Bezerra; as professoras: Socorro Rodrigues, Marli Veloso, Claudiana, Rocilda Leal, Cristina Luz e a secretária da Alerp, Genilda Sousa, dentre outros convidados.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Picos

Cerca de 70 homens fazem segurança do Picos Folia

A segurança dos foliões tem sido pauta frequente nas reuniões preparativas do Picos Folia 2019. Para este ano, cerca de 70 homens darão suporte aos picoenses, dentre eles, militares e

DESTAQUES

Com o apoio da Prefeitura, Banco do Brasil reúne agricultores de Vila Nova e anuncia descontos de 95% em empréstimos rurais

Em 2016, o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União a Lei nº 13.340, que autoriza a liquidação e a renegociação de dívidas de crédito rural. A Lei, decorre

Lançado há um mês, voos para Picos tem a maior demanda de passageiros

Lançado há pouco mais de um mês, o projeto “Voa Piauí – Do Litoral à Serra da Capivara” tem ganhado destaque entre os piauienses. É o que aponta o relatório