Connect with us

Picos

Acidentes motociclísticos lideram atendimentos do SAMU de Picos

Publicado

em

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Picos realizou um balanço das ocorrências atendidas durante o ano de 2016 e os primeiros meses deste ano.

Segundo a estatística, de 01 de janeiro de 2016 a 23 de junho de 2017 foram realizados 3.600 atendimentos, divididos em casos clínicos (61,89%), cirúrgicos (0,78%), obstétricos (6,67%), pediátricos (1,58%), psiquiátricos (1,75%) e traumas (27,06%)

Segundo o coordenador do SAMU de Picos, enfermeiro Jackson Moura Martins, o serviço dispões de duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e uma outra de suporte avançado.

“Foram realizados 3600 atendimentos. Entre os casos clínicos o que ganha disparado são os casos de cardiologia e gastroenterologia. Já entre os atendimentos de trauma a maior incidência ainda ocorre em acidentes motociclisticos, onde a maioria não usa capacete”, explicou o enfermeiro.

Durante o período analisado, foram atendidas 533 ocorrências envolvendo acidentes de moto. Os acidentes acontecem com maior frequência nos sábados e nas quartas-feiras, além de período de férias.

Publicidade

“Percebemos que ainda é um pouco frívola a questão da conscientização sobre o uso de capacete. Em quase todos os casos que atendemos o paciente sofre traumatismo crânio encefálico e aqui em Picos ainda não existe tratamento cirúrgico, assim o paciente tem que ser transferido para a capital através do SAMU aéreo”, relatou o coordenador.

Ainda de acordo com Jackson Moura, 90% dos casos de transferência aérea são decorrentes de acidentes motociclisticos. As transferências acontecem no mínimo duas vezes por semana.

 Fonte: Picos40Graus

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS