Aprovada criação de Conselho da OAB em Picos
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 06/11/17

Aprovada criação de Conselho da OAB em Picos

Em decisão unânime, o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, aprovou no último dia 26 de outubro (quarta-feira), a criação do Conselho das Subseções de Picos e Parnaíba. As eleições do Conselho de cada Subseção deverão se realizar juntamente com as eleições gerais da Seccional, previstas para novembro de 2018.

Um dos principais pontos que sustentam a criação dos conselhos diz respeito à celeridade na instrução de processos disciplinares, com efeito pedagógico para os advogados diante da grave crise ética que a própria sociedade enfrenta e do combate às prerrogativas profissionais, tendo em vista que o desagravo poderá ser votado pelo próprio Conselho Subseccional.

Para o presidente da Subseção de Picos, Frank Bezerra, a criação do conselho fortalecerá a advocacia no interior. “Com o Conselho, nossa advocacia ficará mais unida a partir da atuação dos conselheiros de forma mais próxima, principalmente para tratar das questões éticas. É um marco para a subseção que dará aos advogados maior representatividade, uma vez que somos mais de 600 inscritos”, afirmou Frank Bezerra.

A aprovação da criação e funcionamento dos conselhos somente foi possível após a alteração do Regimento Interno do Conselho Seccional defendida em ambos os casos pelo conselheiro seccional Gésio Véras, relator das propostas.

“Com a realização de reuniões e encontros, constatou-se que é de interesse da advocacia de cada região. Some-se a isso que tal medida vai ao encontro das do Conselho Seccional em assegurar a autonomia e a independência das subseções, promovendo a descentralização da gestão, a interiorização de seus serviços e a própria aproximação da Ordem para com os advogados e principalmente para com a sociedade”, defendeu Gésio Véras.

O conselho aprovou a realização das eleições em paralelo às eleições gerais da seccional. Os Conselhos das Subseções serão compostos, obrigatoriamente, por membros titulares e, facultativamente, por membros suplentes, eleitos na chapa vencedora. O número de Conselheiros das Subseções será definido na Resolução que criar o respectivo conselho na data da criação.

Fonte: JP Online

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Trabalhadores em enfermagem fazem assembleia e decidem sobre greve

Os trabalhadores em Enfermagem nos estabelecimentos de saúde da Rede Estadual, em greve desde o dia 04 deste mês, realizam uma assembleia geral às 9 horas desta quinta-feira (11), na

GERAL

Universitários do Piauí farão Enade em novembro; veja cursos selecionados

Será aplicado em novembro o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2015. O Exame tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes acerca dos conteúdos programáticos dos cursos de

Paixão de Cristo de Floriano divulga os atores nacionais para espetáculo

Um dos maiores eventos religiosos acontece anualmente em Floriano, no Piauí, desde 1996. Com participação de 350 atores, a apresentação da Paixão de Cristo chega a sua 22ª edição com