Connect with us

GERAL

CPPM lança projeto de prevenção ao suicídio em Picos

Publicado

em

Foi lançado ontem (08), em solenidade de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o projeto “Diga sim à vida”, idealizado pela Secretaria de Saúde e Coordenação de Políticas Públicas da Mulher, além de outros órgãos parceiros.

O projeto tem por intuito a prevenção e o pós-suicídio, ao trabalhar de que forma a problemática deve ser tratada com as pessoas à margem, seus familiares e amigos. A coordenadora de Políticas Públicas da Mulher, Nega Mazé, afirmou que prevenir tem diminuído os casos entre as mulheres.

“De 2015 até hoje o que podemos notar é que diminuíram os casos de feminicídio. E a gente sente que fazemos parte disso pelo fato de que temos tentado trabalhar com mais vigor contra a violência e estimulando a autoestima da mulher. Estamos lançando o projeto de prevenção ao suicídio e o fato de estarmos voltando a outras questões não quer dizer que estamos esquecendo pautas como a violência sexual ou física e o feminicídio, não. Mas percebemos que não podemos abandonar essa questão que é o suicídio”, disse ela.

A coordenadora informou que o projeto será trabalhado em quatro escolas da rede pública e, ao final, haverá uma celebração ecumênica. “Sabemos que o suicídio não tem uma razão única para acontecer. São diversos fatores que influenciam uma pessoa a tirar sua própria vida, mas não podemos invalidar também que há toda uma questão espiritual envolvida. Por isso vamos encerrar o projeto com um ato ecumênico, envolvendo todas as crenças”, detalhou ela.

O pedagogo Carlos Leal parabenizou a Prefeitura de Picos, juntamente com a Secretaria de Saúde e a Coordenação de Políticas Públicas da Mulher pelo projeto que tem por objetivo abordar um assunto que ainda é tabu para muitas pessoas, como o suicídio.

Publicidade

“O lançamento desse projeto é um presente para toda a sociedade, em especial para as mulheres, já que esse mês é o mês delas. Como sabemos, a vida está sendo banalizada cada vez mais e existe uma preocupação do poder público em buscar a valorização da vida”, declarou.

A data e escola pioneira ainda não foram escolhidas, mas, segundo Nega Mazé, “assim que forem, toda a população será comunicada para que haja um envolvimento geral com o projeto”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS