Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Defesa Civil de Picos pretende reativar Operação Carro-Pipa

Publicado

em

O secretário da Defesa Civil de Picos, Coriolano Júnior, informou que está iniciando as conversações de reativação da Operação Carro-Pipa. De acordo com ele, o referido projeto visa atender todo o complexo da zona rural e urbana picoense, onde a falta de água potável prejudica famílias inteiras.

Desativada desde o ano passado no município, a Operação Carro-Pipa compõe ações de abastecimento de água, seja na zona urbana ou rural, onde a escassez de chuva é intensa.

“Essa operação foi suspensa em Picos no primeiro semestre do ano passado. Ela atingia cerca de 574 pessoas, divididas em mais de 10 localidades da zona rural de Picos. O intuito maior dessa operação é não deixar faltar água potável nas comunidades mais atingidas pelos efeitos da seca”, explicou o gestor.

Segundo Coriolano Júnior, a demanda por água até março do ano passado alcançou patamares de 30 a 40 litros por pessoa diariamente. Disse ainda que existe a possibilidade de uma demanda maior este ano, posto que o número de pessoas cadastradas poderá subir. O projeto Carro-Pipa fornece água potável às comunidades castigadas pela seca onde o consumo humano é o objetivo, restringindo o uso para outros fins.

Coriolano Júnior ressaltou também que existe a ideia de que a gestão picoense possa assumir a distribuição da água nas localidades participantes, já que o município possui carros adequados para tanto.

Publicidade

“A Defesa Civil é agora uma secretaria e como tal, poderá assumir esse compromisso. Teremos uma conversa com o prefeito nesse sentido, com o Cap. Kelson e a partir daí, tomaremos as decisões”, acrescenta o gestor.

Recadastramento

Coriolano Júnior disse ainda que todas as localidades que integraram o projeto ano passado serão visitadas e será feito um novo cadastro social, visando descobrir quem são essas pessoas, onde estão e quantas famílias poderão participar. Na localidade assistida, será determinada uma pessoa responsável pela distribuição da água, ou seja, será o gestor do produto em seu ambiente residencial. A intenção é dar celeridade e racionalidade ao uso da água nas localidades participantes.

“Em cada localidade uma pessoa será encarregada pelo recebimento do carro-pipa e fará a devida entrega da água aos moradores ali inseridos”, explica o gestor.

Para que o referido projeto aconteça em sua plenitude, o gestor da defesa civil picoense ressalta a parceria consolidada no âmbito federal, pois o 3º Batalhão de Engenharia de Construção de Picos é o parceiro direto do programa, além do apoio valoroso do prefeito Pe. Walmir Lima em proporcionar os recursos adequados para a sua devida execução.

Publicidade

“Quero destacar aqui a solicitude do Cap. Kelson em nos atender de pronto e nos deixar a par de todo o sistema, todas as suas implicações. E também o apoio do nosso prefeito Pe. Walmir Lima que está em sintonia perfeita para que o projeto tenha sua real eficácia”, comenta.

Fonte: ASCOM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS