Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Diocese de Picos realiza Assembleia Diocesana de Pastoral 2017

Publicado

em

Encerrou-se na manhã deste domingo, 19 de novembro, a Assembleia Diocesana de Pastoral 2017 da Diocese de Picos. O encontro foi realizado no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, em Picos – PI.

Mais de 160 pessoas entre padres, religiosas, seminaristas e representantes de todas as paróquias e áreas pastorais participaram do encontro anual junto ao bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva.

Foram dias intensos de estudos, reflexões, orações e convivência fraterna acerca do tema central “A alegria do amor na família”; o tema prioritário “Defender a natureza e os direitos dos pobres”, temática da 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí que será sediada da Diocese de Picos em 2018; o Documento 105 da CNBB e Ano do Laicato.

No final da assembleia foi apresentada a carta compromisso com a síntese geral. Carta compromisso na íntegra.

Fotos gerais da Assembleia

Publicidade

1º DIA

A abertura aconteceu com um momento de oração. Logo após, o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Francisco de Assis Sousa recordou os temas a serem abordados na assembleia e deu algumas orientações referentes ao evento e o cuidado com o Centro de Treinamento Diocesano nestes dias. O Bispo Diocesano, Dom Plínio José, acolheu a todos e falou do sentindo e valor da assembleia, destacou a relevância das representações das paróquias e dos que prepararam a assembleia, na qual são tomadas importantes decisões para a Diocese.

Em seguida, as paróquias e áreas pastorais apresentaram uma síntese das atividades realizadas no ano de 2017. Tendo terminado o momento de apresentação das atividades pastorais, a Tesoureira Adjunta da Presidência do Conselho Nacional do Laicato no Brasil, Maria Aurenir da Silva Paiva, expos o documento 105 da CNBB, desatacando a organização dos cristão leigos e leigas e apresentou as propostas para a vivência do ano do laicato a nível nacional e diocesano. Por fim, a Secretária do CNLB na Diocese de Picos, Professora Maria Oneide Fialho Rocha, apresentou uma memoria histórica da caminhada dos leigos na diocese.

A programação da tarde teve início com o um momento de contextualização acerca da temática da 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí que será sediada na cidade de Paulistana nos dias 14 e 15 de julho de 2018, feita pelo Secretário Executivo da Cáritas Regional do Piauí, Adonias Moura. Em sua fala apresentou os objetivos e os focos que serão pautados nos encontros temáticos contidos na cartilha de encontros celebativos da romaria. Os participantes se reuniram por Zonal e juntos planejaram as estratégias para mobilizar as comunidades a vivenciarem a 14ª romaria. Concluindo, os grupos socializaram na plenária as estratégias planejadas.

O primeiro dia da assembleia concluiu-se com a celebração da Eucaristia com a presença de todo o clero diocesano.

Publicidade

2º DIA

O segundo dia da Assembleia iniciou em clima orante com a oração da manhã conduzida pela a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Fronteiras.

A seguir, o Pe. Antônio de Oliveira Soares, Reitor da casa de Filosofia do Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus em Teresina e Referencial para a Pastoral Familiar no Regional Nordeste IV, fez uma reflexão da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia – A alegria do amor na família”, refletindo a realidade familiar concreta, no hoje da história, com os fatores que a cercam.

Após a reflexão, a assembleia acolheu a Ir. Kassiana do Movimento Apostólico de Schoenstatt. A religiosa abordou o objetivo da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, no que consiste a Campanha e como a mesma pode ser realizada. “Trata-se de um apostolado eclesial que deseja colaborar com a pastoral ordinária das dioceses e paróquias. É um apostolado popular, que procura chegar a todas as pessoas em todas as situações da vida, realizando o mandato do Senhor”. Por fim, presenteou o Bispo, Dom Plínio José Luz da Silva, com uma capelinha da Mãe Peregrina.

Continuando a programação, o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Francisco de Assis Sousa fez uma breve retrospectiva das últimas urgências assumidas pela Diocese de Picos em consonância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, destacando cada prioridade trabalhada nos últimos cinco anos na Diocese.

Publicidade

Mediante a temática já trabalhada, os participantes se reuniram por zonais e apontaram propostas para efetivação do Plano Diocesano de Pastoral 2018, priorizando a quinta urgência, Igreja a Serviço da Vida Plena para Todos, a fim de consolidar a implantação da Pastoral da Família a nível diocesano, em todas as paróquias, áreas pastorais e comunidades.

O segundo dia da assembleia encerrou-se com a celebração da Santa Missa com a presença de todos os padres da Diocese de Picos.

Fonte: Pascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS