Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Eleição para mesa diretora da Câmara de Picos termina na Justiça

Publicado

em

A eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de Picos, biênio 2019- 2020, que havia sido antecipada para a última quinta-feira, 28, e foi suspensa por uma decisão administrativa, terminou na justiça. Além disso, provocou o rompimento do prefeito Padre José Walmir de Lima (PT) e o grupo político do deputado Nerinho (PTB), que conta com quatro vereadores.

A eleição estava prevista para as 15 horas da última quinta-feira, 28, mas, no início da tarde a sessão foi suspensa por uma decisão administrativa da mesa diretora. O presidente da Câmara, Hugo Victor (MDB), que concorria à reeleição, alegou que o ato foi em atendimento a um requerimento do vereador Antônio de Moura Martins (PCdoB).

  • Foto: José Maria Barros/GP1Câmara de Picos elege nova mesa diretora nesta quinta-feiraCâmara de Picos elege nova mesa diretora

Segundo Hugo Victor, Antônio Moura solicitou a suspensão dos efeitos das decisões da mesa diretora da Câmara referentes à tramitação do requerimento que alterou a emenda a Lei Orgânica Municipal e resultou na antecipação da eleição para o biênio 2019-2020. O parlamentar pediu também suspensão da sessão ordinária que seria realizada no dia 28 de junho.

Hugo Victor disse que o requerimento foi enviado para a Procuradoria Geral da Câmara Municipal, que optou pelo deferimento. Diante disso ele garantiu que não havia alternativa que não fosse suspender a sessão da última quinta-feira, 28, bem como os efeitos da emenda a lei que antecipou a eleição. Dessa forma o pleito fica mantido para a última sessão do mês de dezembro.

Não aceitou

No entanto, a chapa denominada de Renovação encabeçada pelo vereador José Luís de Carvalho (PTB), contestou a decisão da mesa diretora. Ele e seus aliados providenciaram a abertura do plenário da Câmara, derrubaram a decisão administrativa da mesa diretora e realizaram uma sessão em que elegeram os novos dirigentes para o biênio-2019-2020.

Publicidade

Dizendo que a sessão foi realizada de forma correta, seguindo o regimento interno da casa, José Luís garantiu que foi eleito presidente da Câmara Municipal de Picos para o biênio 2019-2020. Sua chapa tem ainda os vereadores Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior, o Afonsinho (PP), como 1º vice-presidente; Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PP), 1º secretário; Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó (PTB), 2ª vice-presidente e Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha
(PTB), 2º secretário.

Diante da posição dos colegas da chapa Renovação, o presidente da Câmara, Hugo Victor (MDB), anunciou que vai ingressar na justiça para fazer valer a decisão da mesa diretora que suspendeu a sessão. A medida judicial deve ser tomada nesta segunda-feira, 2, provavelmente um mandado de segurança.

Fonte: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS