Connect with us

MUNICÍPIOS

FAMCC realiza XI Encontro Regional Sul em Picos

Publicado

em

Aconteceu neste sábado (09), no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão – CIAC, no Piauí Shopping, o XI Encontro Regional Sul da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí – FAMCC, para tratar sobre a atuação da presidente local, Cláudia Mônica, formar novas chapas, e falar também sobre atual conjuntura política, na qual está inserida a reforma da previdência, tema de grande preocupação dos movimentos populares.

“A gente vai fazer uma análise desses quatro anos que se passaram. Estão presentes aqui dez municípios da região sul, e vamos decidir também o futuro da FAMCC aqui, elegendo uma nova diretoria que estará à frente nos próximos quatro anos. Nosso objetivo é fazer um planejamento de luta, de base, principalmente com essa nova gestão, essa conjuntura política que a gente está vivendo. Sabemos que não é fácil esse período e o movimento tem que ter esse momento de debate sobre a reforma da previdência e traçar planos de luta”, enfatizou Cláudia Mônica.

O deputado Fábio Novo (PT) foi um dos palestrantes do evento e trouxe a Reforma da Previdência, com suas propostas e consequências, para os telespectadores ali presentes. “Esse evento foi propício para se discutir a matéria, pois é um tema que vai atingir o Brasil como um todo. As pessoas precisam estar conscientes do que está sendo discutido, o que é que essas aprovações podem importar na vida das pessoas. Então o momento é de mostrar números para que nós possamos cobrar de nossos parlamentares federais um posicionamento na hora de votarem no projeto”.

Ele ainda falou sobre os recursos que têm enviado para Picos e os projetos futuros que tem para a cidade. “Nós destinamos, através de solicitações do vereador Wellington Dantas, recursos para calçamento, o qual tem sido feito em várias ruas da cidade e praticamente já está sendo concluída essa parte que mandamos para a cidade. Nós agora estamos como meta a construção do teatro aqui de Picos. Este é um projeto que deveria ter sido iniciado ano passado, mas com a crise, tivemos que adiar. Esperamos que agora no mês de abril, possamos inicia-lo com força total essa promessa que ficou pendente. Semana passada acertamos com o Governador Wellington Dias, e ele deve fazer as primeiras liberações de recursos a partir de abril e com certeza queremos que essa obra fique pronta até o fim do ano aqui para a cidade”, relatou o deputado.

O teatro é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura e a Universidade Federal do Piauí. Para Fábio Novo, a construção do teatro é importante, pois possibilitará à cidade a vinda de eventos culturais, tais como apresentações nacionais e regionais, e também utilizá-lo para palestras, formaturas, exibições de filmes e afins. “Onde fizemos isso, a cidade passou a ter uma movimentação cultural mais forte”, declarou.

Publicidade

O professor do IFPI, Marcelino Fonteles, esteve presente no Encontro Regional da FAMCC e parabenizou a iniciativa da diretoria em tratar do atual momento político pelo qual passa o país.

Esteve presente também a presidente estadual da FAMCC, Neide Carvalho. Ela reafirmou a importância e o papel que têm os movimentos sociais através das associações de moradores e conselhos comunitários. “Mais do que nunca essas associações precisam estar organizadas, fortes e prontas pra luta, porque nesse momento passamos pelo processo de retirada de direitos, de enfraquecimento das organizações sociais, inclusive com um projeto que criminaliza o movimento social. Criminalizar as associações é retirar o direito de manifestação, é proibir o direito de buscar qualidade na saúde, educação, lazer e, principalmente, de lutar pela pauta que trata dos direitos humanos”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS