Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Hemocentro de Picos intensifica busca por doadores de sangue no período pré-carnaval

Publicado

em

O Hemocentro Regional de Picos há meses vem funcionando com banco sanguíneo satisfatório. No entanto, próximo ao período de Carnaval, em que a demanda por transfusões é aumentada, a instituição de saúde também já se organiza na busca ativa por doadores de sangue.

A assistente social do Hemocentro, Valdênia Barros, explicou que as solicitações individuais de transfusões tem impulsionado as doações de sangue no mês de janeiro. Segundo ela, a estratégia utilizada é a sensibilização de voluntários.

“O Hemocentro de Picos está com um número satisfatório de doações. Todos os meses necessitamos ter um bom volume de toda classificação sanguínea. Geralmente quando chega período de festa, Carnaval, a demanda por sangue aumenta. Nossa demanda de pacientes que necessitam de transfusões diárias é elevado, então para que nesse período não fiquemos sem estoque sempre buscamos sensibilizar os doadores”, afirmou a assistente social.

No banco de sangue ainda existem os tipos sanguíneos mais raros, a exemplo das classificações de Rh negativo. Como forma de controle, de cada tipo sanguíneo é disposto um pequeno estoque que tem validade de 30 dias.  Próximo de vencer o prazo e sem solicitação de transfusões, as bolsas de sangue são remanejadas para uso em outros hemocentros no Estado.

Doar sangue

Publicidade

Para ser doador de sangue, o voluntário necessita atender a critérios físicos e de saúde. Entre os pré-requisitos, a pessoa necessita ter entre 16 e 69 anos, bem como pesar no mínimo 50 kg e ter a estatura mínima de 1m 50cm.

“Como procedimento padrão, o voluntário necessita se dirigir ao Hemocentro, portando documentos pessoais. Após cadastro, o futuro doador é submetido a um exame que atesta as condições de saúde e se o mesmo possui sangue suficiente para si e para a doação. Possuindo os pré-requisitos necessários, o doador passa por uma triagem clínica e sem diagnóstico de determinadas patologias transmissíveis por meio do sangue ele se torna um doador de sangue”, explicou Valdênia Barros.

O Hemocentro Regional de Picos está localizado na Rua Luiz Nunes, nas proximidades do Hospital Regional Justino Luz, funcionando no horário de 8h00 às 17h00.

Fonte: Folha Atual


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS