Hemocentro de Picos precisa de doações para manter estoque de tipo sanguíneo negativo
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 04/09/18

Hemocentro de Picos precisa de doações para manter estoque de tipo sanguíneo negativo

O Hemocentro Regional de Picos, nos últimos meses, está com baixa na quantidade de bolsas de sangue para determinados tipos sanguíneos, necessitando de doações para normalização do estoque. A coordenadora do órgão, Karla Guimarães, informou que quando apresenta este tipo de deficiência, é necessário solicitar no Hemopi da capital Teresina.

“A gente mantem sempre o estoque, a gente sempre está tendo uma bolsa ou outra, mas sempre falta, as vezes a gente tem que pedir uma bolsa em Teresina, principalmente as negativas A negativo, B negativo, O negativo. Eu venho pedir para quem tem esse tipo sanguíneo ter mais compaixão, comparecer mais ao Hemocentro”, disse.

A coordenadora explica que as pessoas estão cada vez doando menos, tem dias que o Hemocentro recebe dois doadores por dia, metade do que o órgão necessita. “Muito triste, pois a gente tem uma microrregião imensa, tem muitas pessoas que dependem do Hemocentro, e quando eu chego aqui, chega cinco horas da tarde e diz só deu cinco doadores aí eu fico triste”, contou.

Karla Guimarães conta quais são os benefícios que um doador assíduo pode ter. E falou também sobre a doação de medula óssea que ainda é baixo o número de doadores. “ Hoje não só no concurso municipal, mas na questão federal e estadual que ganha, tem gente que vem doar uma vez e acha que não vai pagar o concurso, só alguns concursos têm que ser doadores assíduos, mais de três vezes que fica a taxa zero para o concurso. E os exames que você fica sabendo os resultados, pois é muito bom que você acaba fazendo uma triagem. A questão de doações de medula óssea infelizmente só aumenta quando se tem algum parente ou conhecido que aumenta o cadastro”, explicou.

Como doar

Para doar sangue, a especialista explica que a primeira coisa necessária é que o doador precisa estar se sentido bem. A partir disso, deve comparecer no Hemocentro portando documento oficial com foto e válido no território nacional, além da documentação, também precisa pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis.

O Hemocentro também faz mobilizações para o cadastro de doadores de medula óssea, sendo exigido os mesmos documentos necessários para doação de sangue, mudando apenas o requisito que se refere a idade. Estão habilitados para se cadastrar pessoas entre 18 a 55 anos.

 

 

Fonte: Grande Picos

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Robótica desperta a criatividade de alunos de escolas públicas no Piauí

Um projeto vem transformando há quase um ano a vida de adolescentes e jovens de 13 a 19 anos de escolas públicas de Teresina e Timon, no Maranhão. O programa

Caixa lança simulador que calcula a casa que o cliente pode financiar

A Caixa Econômica Federal lançou um novo simulador de financiamento habitacional, que permite ao cliente saber quanto pode financiar antes de definir o valor do imóvel.   Com o preenchimento de quatro

GERAL

Número de usuários de internet cresce 10 milhões em um ano no Brasil

Passou de 64,7% para 69,8% o número de brasileiros com 10 anos ou mais (181 milhões da população) que acessaram a internet de 2016 para 2017. São quase 10 milhões