Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

IFPI de Picos promove feira Ciência Piauí e expõe projetos de pesquisa

Publicado

em

O Instituto Federal do Piauí aderiu à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e apresentou para os picoenses diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, tanto no que diz respeito a pesquisas científicas quando laboratoriais.

Segundo o coordenador local do Ciência Piauí, o professor Haroldo Reis, a feira de ciência apresentou nesta quinta-feira (17), no Piauí Shopping, a segunda parte do projeto, que começou anteriormente com um concurso entre as escolas estaduais da cidade, onde os alunos tiveram a oportunidade de concorrerem aos melhores trabalhos, os quais foram mostrados ontem.

“Aqui no Piauí, nos Campus do estado, o Ciência Piauí está acontecendo durante esta semana e nos próximos dias da próxima semana. Em Picos, escolhemos o Dia D nesta quinta-feira. Vale ressaltar que tivemos dois momentos. O primeiro foi a culminância com a feira científica, onde concorreram as escolas estaduais. Foi um evento aberto ao público e que todas as escolas puderam concorrer. E agora estamos com essa amostra das produções científicas e dos laboratórios do IFPI”, disse o professor.

Haroldo Reis detalhou que foram expostos trabalhos com as mais variadas temáticas, com o intuito de mostrar o potencial dos estudantes e desenvolver o interesse nas pessoas de aderirem à pesquisa e extensão.

“Temos projetos de extensão que os alunos desenvolvem, principalmente de eletrotécnica. Temos também o pessoal de software que desenvolvem sistemas, como por exemplo o que eles fizeram para a Zona Azul, da Prefeitura de Picos. Temos os projetos de ciências com pesquisas de doenças infectocontagiosas e produção de membranas para curativos de pele. Nossa intenção foi mostrar o potencial que nossos alunos têm e instigar nas pessoas que estão vendo e não sabiam, o interesse em compor o quadro com a gente nessas pesquisas e projetos de extensão”, declarou.

Publicidade

Veja abaixo alguns vídeos e imagens da Feira Ciência Piauí.

Esse experimento mostra que, quando um corante é adicionado ao leite de caixa, ele fica concentrado, por conta da quantidade concentrada de gordura no leite. Quando se adiciona uma gota de detergente ao leite e corante, as moléculas de gordura se quebram e formam os fractais químicos, espalhando e misturando o material (leite e corante).

Este experimento provoca diferentes ondulações no fogo conforme as ondulações espalhadas no tubo pela música que está sendo tocada.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS