Connect with us

DESTAQUES

Picoense retorna à cidade natal para tratar sobre suicídio em série de palestras

Publicado

em

Natural de Picos, Fernanda Luma Guilherme Barboza, reside há muito tempo fora da cidade, tendo passado por estados como Pernambuco e Rio de Janeiro – onde mora atualmente, nos quais se formou, especializou-se, atuou como professora e, hoje, faz seu doutorado.

A picoense Fernanda Luma possui uma trajetória profissional de 10 anos na Saúde Mental, atuando, principalmente, nos seguintes subtemas: dependência química, educação, idoso, adoecimento no trabalho, transtorno mental e suicídio.

Durante os próximos dias ela ministrará uma série de palestras para tratar sobre o suicídio e o luto pós-morte. Fernanda realizou uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Picos para palestrar para os diversos públicos que trabalham e são atingidos pelo suicídio.

“O Projeto ‘Sobre suicídio’ acontece desde 2016 e foi iniciado no Pernambuco. Atualmente está sediado no Rio de Janeiro, onde moro, e, atendendo ao convite de alguns amigos, trouxe agora para Picos, aproveitando minhas férias. A gente vem com o objetivo de diminuir os suicídios no estado do Piauí, que é um dos maiores do Nordeste. Picos também é a segunda ou terceira cidade com o maior número de suicídios no Piauí e estamos tentando diminuir. Então vamos trabalhar a prevenção e pósvenção.”, disse ela.

A coordenadora de saúde mental de Picos, Santyla Brandão, declarou a importância do projeto “Sobre suicídio” estar chegando à cidade.

Publicidade

“É preciso capacitar as pessoas em todos os serviços que fazem parte do território do município para estarem abordando essa pessoa que sofre de algum problema comportamental, sofrimento psicológico, e que tenha alguma ideação ao suicídio. Estamos felizes em termos encontrado essa proposta e em estarmos trazendo esse evento para Picos”, relatou.

Referência profissional
É formada pela Universidade Federal de Pernambuco, tem especialização em Saúde Mental pela UNINTER e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como professora na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) até dezembro de 2018. É doutoranda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora de Saúde Mental da pós-graduação da FASG NEZO (Rio de Janeiro).

Confira a programação

Workshop Sobre Suicídio
27 de julho
Das 08h30 às 17h00, no auditório do IFPI
Inscrição: R$ 30,00 (profissional) e R$ 20,00 (estudante)
https://www.even3.com.br/wsuicidio

Espiritualidade como fator de proteção no luto
01 de agosto
Às 19h00, no Lions Clube de Picos
Evento em parceria com a AMUPA (Associação de Mães Unidas pelo Amor)
*Evento gratuito*

Publicidade

Workshop Sobre Suicídio para lideranças religiosas
03 de agosto
Das 08h30 às 17h00
Escritório da EMGERPI (Antigo escritório da COHAB)
*Evento gratuito*

I Encontro de Enlutados por Suicídio de Picos
04 de agosto
Das 09h30 às 12h00
Escritório da EMGERPI (Antigo escritório da COHAB)
*Evento gratuito*

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS