Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Participação de Marcelo Magno e oficinas marcam encerramento da II Semana de Comunicação da UESPI; fotos

Publicado

em

A II Semana de Comunicação da Universidade Estadual do Piauí, Campus Barros Araújo, em Picos, que iniciou na quinta-feira (05), prosseguiu com sua programação até a noite desta sexta-feira (06), com tema As novas possibilidades do Jornalismo.

No segundo dia, durante o período da manhã, os alunos apresentaram seus trabalhos. À tarde foram ministradas as oficinas, a partir das 14h00 sobre: “Como falar em público” com o jornalista, tecnólogo em Rádio e TV, Raí Silva Júnior; “Produção audiovisual” ministrado pelo publicitário e vídeo maker, Gelfran Santos; “Como elaborar projeto de pesquisa” pela professora da UFPI mestra em Comunicação, Thamyres Sousa; Cerimonial com a apresentadora, editora-chefe do telejornal Picos Notícias, da TV Picos, Sheila Fontenele; e Fotografia com o professor do SENAC e fotógrafo profissional da Empresa JS & Auzeni, Emanoel Costa.

Entre os oficineiros, o fotógrafo Emanoel Costa, trabalhou oficina de fotografia e explicou o objetivo e dinâmica da ocasião que reuniu vários acadêmicos, jornalistas e ex-acadêmicos. Entre outros destaques, a aula foi marcada por relatos e testemunhos de vida onde muito participantes ficaram tomados de emoções e foram acolhidos com calorosos abraços.

“Quando chegamos, percebemos que eles esperavam uma aula técnica e que íamos falar sobre velocidade, obturador, composição, entre outras coisas. Eu optei em trazer uma coisa diferente que eu chamo de fotografia humanizada, ou seja, falar da fotografia de uma maneira humana, não tão técnica, pois já vivemos em um mundo artificial e de fantasias. A proposta foi tentar mostrar que podemos ajudar as pessoas através da fotografia. Hoje, eu senti que alguns alunos estavam precisando sentir isso e acabamos realizando uma tarde fantástica e conseguimos ajudar eles. A fotografia é muito mais que um pedaço de papel com altura e largura, ela é muito mais profunda e merece respeito e um pouco mais de carinho. A fotografia é uma arte, é uma maneira de pararmos o tempo e congelarmos um momento.

No final da oficina foi lida uma frase retirada do filme Treino para vida. O professor explica o sentido da frase. “Eu levo a frase com o intuito de estimular as pessoas como elas realmente são e fazer com que elas vejam muito além. Quando ela fala em sermos luz, é para sermos nós mesmos como a própria frase diz – Toda criança já nasce com a sua própria luz, com o seu brilho para que os outros vejam e sinta esse brilho A pessoa tem que ser o que ela é”, pontuou.

A aluna do 2º período do curso de Comunicação Social da UESPI, Ingredy Andrade, participou da oficina e explicou o que a fotografia realmente representa em sua vida. Durante a aula em seu relato, ficou emocionada.

Publicidade

“A fotografia para mim é muito importante, vem de berço. O meu avô era fotógrafo, então sempre convivi com isso. Era uma coisa que me chamava atenção ao vê-lo trabalhando com a fotografia artística e ele demonstrava muito o sentimento das pessoas através da foto. A aula ministrada pelo Emanoel mexeu muito com o meu lado emocional, com o meu lado humano. Desde pequena sempre falei que não queria ser uma fotógrafa tradicional, e sim parecida com o meu avô e que eu pudesse expressar e representar os sentimentos e as pessoas realmente como elas são. A aula me proporcionou isso, que através da foto eu irei conseguir porque esse encontro abriu bastante a minha alma e o meu coração sobre as pessoas”, revelou.

A aluna do 4º período de Comunicação da UESPI, Géssica Lima Feitosa dos Santos, participou da oficina de fotografia, avaliou o encontro e falou como a aula contribuiu na sua vida acadêmica, profissional e pessoal.

“Chegamos na oficina com uma expectativa de vermos termos técnicos e nos sentimos impactados ao termos participado de uma tarde leve com relação a fotografia humanizada, sem o lado artificial, e entender que tudo tem sentimento e uma alma. O encontro contribuiu muito principalmente para nós que ainda estamos na academia e vemos uma coisa muito engessada, bombardeados de informações baseadas em termos técnicos e robotizado. Através desse conhecimento repassado de forma humana trouxe um outro mundo e nos fez perceber que podemos ter um lado profissional, e de forma humana”, falou.

O jornalista, Leandro Cruz, que participou da oficina de Produção Audiovisual, ministrada por Gelfran Santos, falou sobre a escolha da temática e como ela irá contribuir na sua vida profissional.

“Sou egresso do curso da UESPI. Me formei em 2017, e estou retornando novamente à minha segunda casa e participando desse grandioso evento. Na minha opinião é um dos maiores eventos realizados nos últimos anos. Eu escolhi a oficina de Audiovisual, pois é uma deficiência particular minha em trabalhar esse lado que ainda não tenho muitas habilidades. Estou aqui me aperfeiçoando e conhecendo mais o trabalho realizado pela Studio Som, do Gelfran Santos, e pretendo colocar em práticas os conhecimentos que foram obtidos”, relatou.

Publicidade

O aluno do 4° período do curso de Comunicação da UESPI, Vinícius Coutinho, participou da oficina “Como Elaborar Projeto de Pesquisa”, falou sobre a escolha do tema e destacou: “Escolhi a oficina porque eu venho de uma realidade que me apresentou a pesquisa no IFPI. Eu tive dois contatos com a pesquisa. Aqui na UESPI, logo no primeiro período, na disciplina de metodologia, a professora já colocou a gente para fazer um artigo. Estou na metade do curso e já sinto a ansiedade em saber o que eu quero escrever no TCC para concluir o curso. Então a oficina para elaborar um projeto de pesquisa ela é de grande importância, principalmente para aqueles que estão encerrando o curso, e a minha outra escolha que me levou a participar é pelo fato de querer seguir a área da docência”, disse.

Encerramento a noite

Durante a noite, o encerramento da II Semana de Comunicação da UESPI de Picos, o âncora do Piauí TV 1, da TV Clube, afiliada da Rede Globo, Marcelo Magno, participou e falou sobre sua trajetória de vida profissional. Na chegada no Campi, Marcelo foi surpreendido com a notícia de que fará parte do elenco de apresentadores do Jornal Nacional em rodízio de âncoras. O comunicado deixou o convidado da noite perplexo. “Me perguntaram se eu estava sabendo da novidade e eu disse que não. Sei que notícia ruim não é porque estão todos sorrindo [risos] Quando fiquei sabendo que fui escalado para o rodízio de âncoras do Jornal Nacional fiquei derramando felicidades e é um prazer comemorar essa conquista tão importante, um dos momentos mais felizes da minha vida com vocês jornalistas e futuros jornalistas de Picos e da Região”, declarou.

“Muito obrigado por fazerem parte desse momento, um importante capítulo da minha vida pessoal e profissional em todos os aspectos. Muito obrigado pela oportunidade de estar aqui com vocês”, agradeceu ao público o âncora.

No decorrer de sua participação, Marcelo fez um resgate histórico de sua vida, abordando os primeiros passos na comunicação, o sonho de ser radialista e um dia poder ser jornalista apresentador do Jornal Nacional da TV Globo. Em seu testemunho de vida contou suas primeiras experiências. “Fui locutor de carro de som, locutor comercial, de rádio comunitária, rádio da escola. Investi em sistema de som no corredores para ter a programação de rádio. Aos meus 11 anos de idade eu levava radinho para a escola para ficar ouvindo. Meu pai é radialista da velha guarda ainda da época que só tinha rádio AM. […] Eu levava o radinho para ouvir o programa dele. […] Eu tinha dez anos, assistia o JN, era fã do Cid Moreira e do Sérgio Chapelin e toda vez que terminava eu vestia o terno de meu pai, passava um gel no cabelo, me arrumava todo e fazia a escalada, fazia tudo “Agora vamos para o intervalo”. No intervalo eu vivia os bastidores, retocava o cabelo e com 11 anos já naquele processo de adolescência ficava impostando a voz”, contou.

Publicidade

O apresentador deixou uma mensagem de recomendação e orientou que, para o alcance dos objetivos é necessário cuidado, zelo e dedicação. “Quando temos um desejo temos que cuidar bem dele. Tenham zelo com os trabalhos sendo dedicado, pesquisando, sempre inquieto. Não podemos estar conformados nunca com uma informação que nos dizem. É preciso perguntar o porquê!”, orienta.

Marcelo Magno em conversa com o público falou sobre sua experiência quando apresentou o JN 50 Anos, da dinâmica do jornalismo, assiduidade no horário e parte da rotina do programa. Foram exibidos vários trechos sobre sua apresentação no Jornal Nacional, que foi ao ar no dia 02 de novembro ao lado da âncora Mariana Gross, do Rio de Janeiro.

Marcelo Magno é atualmente âncora principal e editor-executivo do Piauí TV 1. Filho de radialista, iniciou sua trajetória como comunicador aos 14 anos. Formou-se em Jornalismo e logo foi contratado como apresentador na filiada da emissora no estado, a Rede Clube, onde atua há 19 anos. Além de exercer sua carreira na TV, também é advogado e professor universitário da Faculdade Estácio de Sá.

A coordenadora do curso de Jornalismo e Relações Públicas das UESPI em Picos, Lana Krisna, falou sobre a realização do evento.

“Essa é 2ª Semana de Comunicação da Uespi. O evento é organizado pelos acadêmicos do curso de Relações Públicas. Tivemos um pré-evento com rodas de conversa e palestras que aconteceram na segunda, terça e quarta-feira. A abertura do evento foi quinta sobre mercado de trabalho e pesquisa em comunicação com o jornalista da TV Cidade Verde, Clebson Lustosa e da professora Jaqueline Cardoso. Tivemos participação de vários profissionais e encerramos com chave de ouro com a palestra magnífica do Marcelo Magno que tem muita humildade e se dispôs a participar do evento, no qual tivemos a grata satisfação de dar a noticia surpresa que ele se tornaria apresentador no rodízio de âncoras do Jornal Nacional […] É um evento que vem unir academia com a comunidade, discutir comunicação e qualificar os profissionais que já estão no mercado e, trazer maiores contribuições para os nossos acadêmicos de Comunicação – Jornalismo e Relações Públicas para que vislumbrem passos futuros nessa profissão. Foi um evento maravilhoso”, concluiu a professora e coordenadora do curso de Jornalismo e Relações Públicas da UESPI de Picos.

O encerramento da II Semana de Comunicação da UESPI realizada pelos acadêmicos do curso de Relações Públicas, na disciplina Organização de Evento, foi marcado pela participação de Marcelo Magno e a realização de oficinas.

Publicidade

Matérias Relacionadas – PICOS | II Semana de Comunicação da Uespi debate as novas possibilidades do Jornalismo


Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS