Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PICOS | Saúde faz reunião de planejamento; Vamos aproximar os serviços da população, diz secretário

Publicado

em

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta quarta-feira, 23, no auditório do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), uma reunião com os coordenadores dos diversos setores da pasta. O objetivo, avaliar o desempenho dos serviços no ano de 2018 e planejar ações para 2019.

O evento foi aberto com a apresentação dos coordenadores. Em seguida, o secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos, deu as boas-vindas à equipe gestora e falou dos objetivos do órgão para este ano, salientando a importância da equipe para que o município cumpra as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Em seguida, o médico Pascoal Gomes da Costa Neto, assessor da Secretaria de Saúde, ministrou uma palestra onde explanou as estratégias que serão implementadas pela melhoria do funcionamento da Secretaria de Saúde. Um dos principais pontos citados pelo palestrante e pelos coordenadores foi a integração da equipe multidisciplinar de saúde, articulando conhecimentos técnicos e específicos de cada setor e categoria com vistas a atender os usuários da melhor forma possível.

Dr. Pascoal, assessor da Secretaria de Saúde de Picos

Essa foi a primeira reunião da equipe gestora da Secretaria de Saúde em 2019. A partir de agora, os encontros serão mensais, na segunda quarta-feira do mês, quando os coordenadores apresentarão relatórios mensais de cada setor da pasta.

Em entrevista, Dr. Junior afirmou que quer a Saúde em pleno funcionamento, com as unidades de saúde equipadas, com medicamentos e profissionais oferecendo os serviços que a população necessita de forma mais eficiente e humanizada. “Juntos, vamos procurar fazer o melhor pelos usuários do SUS no município de Picos.”, disse, salientando que a Secretaria tem uma equipe eficiente.

Publicidade

Dr. Junior Santos, secretário de Saúde de Picos

O gestor anunciou novas estratégias para 2019. Uma dessas é a implantação de um terceiro turno, visando expandir a oferta de procedimentos na área da odontologia. A ideia ampliar o acesso da população aos serviços de saúde odontológica. “Quantas pessoas vão trabalhar com um problema no dente por falta de tempo durante o dia, pra não perder o emprego ou não perder a diária?”, colocou o secretário. A Secretaria também vai analisar a possibilidade de um terceiro turno também em equipes estratégicas do PSF. “Pretendemos o mais breve possível estar com isso funcionando.”, disse.

Outra importante ação que será continuada é o programa “Saúde nos Bairros”. “Essa é uma ação importante ação da nossa gestão, porque a gente leva a Secretaria de Saúde para as comunidades, os bairros, onde as pessoas residem, estando mais próximo ainda da população.”, disse. O primeiro atendimento itinerante será no povoado de Fátima do Piauí, em fevereiro. “Vamos atender todo o município de Picos, zona urbana e rural. Onde tem estrutura da Saúde, nós vamos levar o programa.”, pontuou.

Dr. Junior concluiu afirmando que tem mais novidades previstas para esse ano e que as mesmas serão anunciadas em momento oportuno.

      

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS