Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Picos está entre os municípios mais transparentes do Piauí

Publicado

em

A cidade de Picos do Piauí está entre as 12 cidades piauienses com maior transparência das informações públicas. O levantamento feito pelo Blog Bastidores e divulgado pelo Portal 180 Graus nesta terça-feira (11) analisou os 223 municípios do Estado.  A pesquisa apontou ainda as 50 piores prefeituras que apresentam desatualização de dados.

O resultado revela que a Prefeitura de Picos que tem como gestor o Prefeito Padre Walmir de Lima atende as exigências legais e cumpre com o ato da transparência, exigido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e pelo Ministério Público Estadual e Federal.

O Guia de Implantação de Portal da Transparência da Controladoria Geral da União (CGU) estabelece que a atualização dos portais deve ser feita em “tempo real”.

 “De acordo com o Decreto nº 7.185/2010, que regulamenta a LC nº 131/2009, a expressão “tempo real” significa que as informações devem estar disponíveis até o primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil no sistema adotado pelo município, sem prejuízo do desempenho e da preservação das rotinas de segurança operacional necessários ao seu pleno funcionamento”, traz o manual.

“ A gente está ciente das obrigações do gestor público, e entre os princípios da administração pública está a transparência em dá conhecimento a população dos nossos atos públicos, e apesar das dificuldades a gente tem tido muita atenção em relação a isso. Tudo que fazemos, seja uma licitação, investimentos e prestação de contas, temos a preocupação de procurar as secretarias para estarem atualizando o portal da transparência. Fico feliz por estar em décimo segundo lugar no ranking das cidades mais transparente do Piauí”, afirmou o Prefeito, Padre Walmir.

Publicidade

O chefe de Gabinete, Rangel Kennedy comentou o resultado do levantamento. “ Estamos entre as 12 cidades mais transparentes, isso mostra que atualização está em dia. É um pedido do Prefeito, toda vez que tem reunião dos secretários ele sempre pede para que eles se atentem na atualização do portal da transparência, e deem informações para população”, disse o chefe de Gabinete.

Abaixo as cidades com os dados mais recentes, em ordem de atualização decrescente dos seus respectivos portais da transparência.

Com informações da CCOM Picos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS