Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Picos reinaugura Praça Josino Ferreira com academia de saúde e Wi-Fi liberado

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e em parceria com as de Obras, Saúde, Serviços Públicos, Trânsito e Mobilidade Urbana, e com a coordenação de Juventude, reinaugurou, na noite desta sexta-feira (12) a Praça Josino Ferreira, localizada no centro da cidade, a qual passou por uma reforma e revitalização.

Com novas plantas – nativas –, bancos e canteiros, a praça agora conta, também, com uma academia pública de saúde, um espaço para entretenimento das crianças e um palco para shows artísticos locais. Outra novidade, também, é que o local disponibiliza para os transeuntes dali, internet totalmente gratuita.

Para a secretária de Meio Ambiente, Maria Santana, o término da praça não seria possível se não fossem as parcerias recebidas e o apoio da sociedade como um todo. Ela afirmou estar muito grata pela conquista que não é apenas dela, mas de todo o povo de Picos.

“Foram 50 intensos dias, mas, graças a Deus, a gente conseguiu entrega a obra antes do tempo previsto, pois quando começamos a planejar, vimos que ela só seria possível entre 60 e 75 dias. Contudo, quando o prefeito padre Walmir falou que queria entregar algumas obras à sociedade picoense no evento de São João, e a gente decidiu que uma dessas obras seria a Praça Josino Ferreira. Na reta final, ainda conseguimos o apoio da Secretaria de Saúde, com a academia de saúde, que recebeu o nome do senhor Dimas Lélis, morador aqui do entorno da praça por muito tempo. Tivemos a ajuda do coordenador de Juventude, Rodrigo Lima, que trouxe a internet para cá. E não posso deixar de mencionar a secretária Lília, de Obras, e o de Serviços Públicos, o Aírton, que foram peças fundamentais nesses últimos dias, enviando suas equipes para nos ajudarem. Então a palavra de ordem é gratidão. Gratidão ao prefeito Walmir Lima, que sonhou com a gente esse projeto, e o executo. Gratidão aos nossos amigos secretários e coordenadores. E gratidão a toda a sociedade picoense que nos incentivou, que também sonhou com a gente que essa praça deveria voltar a ser cartão-postal de nossa cidade”, falou emocionada a secretária Maria Santana.

O prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, disse relatou estar em êxtase pela entrega da praça e por ver tanta gente na reinauguração da obra, sinal de que o trabalho está sendo reconhecido por todos. Ele demonstrou ainda sua gratidão a Deus por estar direcionando seu trabalho em Picos.

Publicidade

“Estou muito feliz. Não dá nem para esconder, não é? A gente já inaugurou tantas obras e essa praça está tendo para a gente um sabor diferente, porque depois de tantas críticas, tanto negativismo, as pessoas dizendo que não deveríamos fazer, que não conseguiríamos. E cá estamos nós, entregando a praça feita com recursos próprios, pelo nosso próprio pessoal e ficou belíssima. Antes da entrega da praça, as pessoas passavam por aqui, postavam suas fotos, demonstrando ansiedade e entusiasmo, e isso nos deixa felizes. Estamos em um momento de muitas entregas de obras, pagamento dos funcionários em dia, metade do 13º salário já foi pago, então temos muito a comemorar. Agora é só agradecer a Deus e continuar nossa gestão assim: sendo guiados e abençoados por Ele”, declarou Pe. Walmir.

O secretário de saúde, Dr. Júnior Santos, em sua fala, destacou o porquê de ter escolhido Dimas Lélis para receber o nome da academia pública da praça Josino Ferreira.

“Primeiramente quero parabenizar a Maria Santana e ao Pe. Walmir pelo empenho colocado para realizar a reforma dessa praça. Maria, você, realmente, botou para quebrar, dessa vez. Por onde passa, tens deixado um rastro de competência, de amor e dedicação pelo que faz. Vocês disseram que fariam e o fizeram. Quando assumi a secretaria, sempre tive a intenção de colocar uma academia de saúde aqui no centro da cidade. E agora tivemos a oportunidade. E homenageando, em vida, nosso querido amigo, Dimas Lélis, por quem tenho muito apreço, pois é uma referência em minha infância aqui na praça Josino Ferreira, onde morei quando criança. Ele é uma pessoa que dedicou sua vida para essa cidade. É uma enciclopédia viva. Uma das maiores reservas morais dessa cidade”, destacou Dr. Júnior.

O deputado Pablo Santos esteve presente na solenidade de reinauguração da praça. Segundo ele, em conversa que teve com algumas pessoas, o projeto tem sido bem aceito. Ele parabenizou a administração municipal e apelou para que a Praça Félix Pacheco também seja reestruturada.

“Eu estava conversando com alguns populares e a gente fica muito satisfeito com a administração do Pe. Walmir, porque é um ato que mostra que ele tem um compromisso com a cultura de nossa cidade. A Praça Josino Ferreira é uma referência, fez parte de todas as famílias de Picos. E cobrei dele que agora faça a Félix Pacheco, que é outro cartão-postal da nossa cidade. Aos poucos a gente tem visto o desenvolvimento de nossa cidade”

Um dos espaços que mais chamou a atenção da população foi o parque para as crianças. Pais levaram seus filhos para se divertirem nos brinquedos ali existentes. Um desses pais foi a professora Taciana Leal. Ela levou seu filho Matheus e, segundo ela, ele – que nem queria ir – se encantou com o local.

“O espaço está excelente. Picos estava precisando de um espaço assim, voltado especialmente para o lazer das crianças. Meu filho, particularmente, está adorando. E os filhos amando, os pais ficam satisfeitos”, disse ela.

Uma das moradoras do entorno da Praça Josino Ferreira há muitos anos é a professora Amélia Barão. Ela parabenizou a iniciativa por valorizar espaço voltado para as crianças.

Publicidade

“Essa reforma ficou belíssima. Além de proporcionar para nossas crianças uma infância feliz. Eu presenciei, antes da inauguração, crianças dizendo que queriam vir cedo para a praça. E quanta felicidade é ver as crianças brincando no parquinho, ver as mães indo para a academia de ginástica… É uma felicidade sem fim. Hoje eu sou só felicidade, pois sou moradora daqui desde pequenininha”, disse Amélia muito feliz.

Amélia, à esquerda, e Marlene, à direita

Amiga de Amélia, e também moradora da praça, Marlene Nunes pontuou que o local já estava na hora de ser reformado, para ser valorizado, devido sua história. “Essa reforma está perfeita. É uma emoção muito grande poder estar curtindo a reinauguração da nossa praça. A cidade estava precisando. Essa praça, principalmente, pois ela tem muita história”, relatou ela.

O jornalista Tiago Marques esteve presente na reinauguração. Ele parabenizou a administração pelo ato feito para a comunidade picoense.

Tiago e sua filhinha

“Quero parabenizar a administração municipal em nome da secretária, Maria Santana, pelo serviço que foi reformar essa praça, que é histórica, e dar de presente para os picoenses. Isso mostra compromisso com a administração em sempre estar renovando e mostrando prestação de serviço para a comunidade”, destacou.

Ivanilda Alves, moradora de Picos, agradeceu à administração municipal por terem proporcionado um espaço de lazer para a sociedade como um todo.

Publicidade

Ivanilda Alves

“Picos estava precisando de uma praça como essa. A praça estava praticamente abandonada. Não tínhamos uma academia pública no centro da cidade, nem um parque para nossas crianças se divertirem. As crianças agora têm onde brincar, os adultos onde malharem. E tudo isso veio no momento certo. Acho até que demorou, mas o que importa é que essa administração falou que ia fazer e fez mesmo. Então eu só posso parabenizar pelo presente dado a nós”, declarou ela.

Antônio Dantas Martins, mais conhecido por “Tunas”, é um dos moradores mais antigos do entorno da Praça Josino Ferreira. Segundo ele, o mesmo reside com sua família na localidade há cerca de 60 anos – desde 1959 – e afirmou que a praça está muito linda.

Seu Tunas e sua esposa

“Ave Maria! A gente não pode nem comparar o que era com o que estamos vendo hoje. Isso está uma beleza! Lá em casa estávamos comentando que ficou realmente muito linda. Uma beleza!”, declarou ele entusiasmado.

A professora Leygue Lima, esteve presente com seu marido, o empresário Paulo Andrade, na solenidade de reinauguração. Para ela, é importante preservar e resgatar espaços públicos para a comunidade.

Leygue Lima e seu esposa, Paulo Andrade

“Achei importante a revitalização dessa praça, pois agora ela está para as pessoas, para a comunidade. Porque esses espaços públicos eles têm que seguir essa orientação, a de servir para a maioria da população. Ficou um espaço muito bonito para as crianças e pessoas em geral. Espaços púbicos como este devem ser cada vez mais valorizados pela administração da cidade para a sociedade”, disse ela.

Publicidade

Estiveram presentes várias autoridades, tais como os secretários e coordenadores da Prefeitura de Picos; alguns dos vereadores de Picos; o deputado Pablo Santos; o ex-deputado Warton Santos; os empresários Araujinho, Teles, Kennedy Braga, e outros.

No local, foram oferecidos serviços de maquiagem, ofertados pela Nordeste Biju. A Néctar Sorvetes também distribuiu sorvetes para a comunidade ali presente.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS