Presos usam cabos de vassoura para cozinhar em presídio de Picos
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 26/09/17

Presos usam cabos de vassoura para cozinhar em presídio de Picos

O diretor-presidente da Associação Geral do Pessoal Penitenciário do Estado do Piauí (AGEPEN-PI), Marcos Paulo, denunciou ao GP1, na manhã dessa terça-feira (26), irregularidades na cozinha da Penitenciária João de Deus Barros, localizada no município de Picos.

De acordo com informações repassadas pelo diretor da AGEPEN, os detentos que trabalham na cozinha preparam a alimentação com cabos de vassoura. “Eles cozinham com cabos de vassoura, depois botam no chão, ‘aí’ passa barata, passa rato, põe de novo na panela. E isso gera uma série de doenças. De todos os males, no mínimo, é falta de dignidade. São detentos? São. Mas, são seres humanos”, disse.

  • Foto: AGEPEN-PIPresos preparam alimentação com cabos de vassouraPresos preparam alimentação com cabos de vassoura

Conforme Marcos Paulo, o presídio recebe cerca de R$ 8 mil para a realização de compras de mantimentos para cozinha. “O fato está acontecendo há alguns meses. Esse material vem sendo utilizado, mesmo sendo recebido uma verba para realização de compra de mantimentos para cozinha. Para onde que foram essas verbas especificas?”, indagou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Marcos Paulo, Diretor-Presidente da AgepenMarcos Paulo, Diretor-Presidente da Agepen

Marcos Paulo ainda informou que existe uma ação, do ano passado, recomendando que a vigilância sanitária fiscalize todos os presídios do estado do Piauí e forneça equipamentos de segurança. “Foi dado uma liminar ao nosso favor, e por incrível que pareça, há pouco tempo chegou esses equipamentos. Mas, em relação a limpeza e insalubridade para os detentos e agentes continuam a desejar”, finalizou.

Outro lado

A Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (SEJUS) informou na manhã dessa terça-feira (26) que não irá se manisfestar sobre o caso.

Fonte: GP1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Paulistana

Família de Paulistana pede ajuda para tratamento de criança com atrofia muscular espinhal

O pequeno  EMANOEL, de apenas sete meses, natural do povoado Barro Vermelho (Paulistana/PI) nasceu com Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença degenerativa que promove a perda gradual dos movimentos voluntários

POLÍTICA

Picos terá oito candidatos a deputado estadual e quatro a federal nas eleições deste ano

Tentando manter a tradição de sempre contar com uma bancada forte na Assembleia Legislativa do Piauí, o município de Picos terá nas eleições do próximo dia 5 de outubro, oito

NOTÍCIA DESTAQUE

Wellington Dias sobe para 39%, Dr. Pessoa tem 18%, revela pesquisa Opinar

Exatos vinte dias para as eleições, o governador Wellington Dias (PT) continua na liderança da corrida ao governo do Estado. É o que mostra a pesquisa do Instituto Opinar divulgada