Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prevenção à gravidez na adolescência ganha destaque em Semana da Saúde em Picos

Publicado

em

Acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro a 1ª Semana de Prevenção da Gravidez na adolescência em Picos, que tem por tema: “Proteger e cuidar de adolescentes com informação e acessos para escolhas saudáveis”. O ocorre no auditório do Premen com rodas de conversa e um painel de informações.

De acordo com o coordenador de Saúde na Infância e Adolescência, Bruno Santos, a iniciativa foi instituída pelo Governo Federal e se fez importante pelo recorrente número de adolescentes que chegam grávidas nas Unidades Básicas de Saúde – UBS – do município.

“Aqui na cidade nós já temos realizado ações de prevenção à gravidez de adolescentes nas Estratégias de Saúde da Família – ESF –, com parcerias com os Núcleos de Assistências de Saúde da Família (NASF) e PSFs. As escolas também têm sido nosso alvo em relação a essa prevenção. Fizemos parcerias com várias instituições municipais. Além das Secretarias de Saúde e Educação, temos a de Assistência Social, o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Selo Unicef”, explicou o coordenador.

As rodas de conversas – ministradas por psicólogos e enfermeiros do município – serão voltadas não apenas para as adolescentes, mas também para seus pais, educadores municipais e pessoas que trabalham com políticas públicas no município. Já o painel de informações, contendo os dados dos casos de gravidez na cidade será apresentado por representantes do Conselho Tutelar de Picos.

Contudo, o coordenador é firme ao dizer que as ações não param neste evento. “Durante todo o ano teremos ações nas 36 ESF’s, como também nas escolas. A responsabilidade não é apenas da Estratégia de Saúde da Família ou da Secretaria de Educação, é do município como um todo, pois é uma problemática que deve ser enfrentada por todos os picoenses”, corroborou.

Publicidade

Mesmo sem um número exato, Bruno Santos revela que é preocupante a quantidade de adolescentes grávidas na cidade.

“Ainda não há um levantamento da quantidade exata de adolescentes grávidas em Picos no ano de 2018 porque este ainda está em andamento. Mas até o fim do mês essa quantidade estará disponível para podermos apresenta-la no evento. Contudo, em mais ou menos 15 UBS que nós fizemos esse levantamento, foi alarmante a quantidade de adolescentes grávidas. Não irei dizer dados porque não tenho algo concreto, mas é alarmante, e eu volto a reafirmar: a responsabilidade não é apenas da família, da saúde ou educação. É do município como um todo, de todos os órgãos. Por isso a gente está trabalhando juntamente com estes órgãos para trabalhar a prevenção, que é nosso ponto alvo, a fim de que possamos diminuir esse número, levando a estas meninas as informações necessárias sobre os cuidados que devem ter”, enfatizou.

Bruno mensurou que o NASF está presente em todas as UBS da cidade, a fim de que possam prestar apoio de prevenção e continuado, que é quando a adolescente engravida.

“Os Núcleos de Apoio de Saúde da Família estão presentes nas UBS justamente para atender esse público com conversas e palestras, para que haja uma prevenção e também assistência quando há o caso de gravidez. E essa assistência se dá através de consultas de pré-natal com médicos e enfermeiros, e também assistência psicológica. É feito também um planejamento familiar de apoio à família da adolescente”, concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS