Connect with us

GERAL

Projeto de Revitalização da Cultura do Alho é discutido na Sedet

Publicado

em

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Nerinho; e o presidente da Associação dos Produtores de Alho (APPA), José Airton, mobilizaram nesta terça (25), o Sebrae e o Governo do Estado, através de seus respectivos representantes, Mário Lacerda e Sergio Vilela, para tratar sobre o projeto de Revitalização da Cultura do Alho do Vale do Rio Guaribas e Canindé.

De acordo com o secretário, a associação tem um investimento de pesquisa que foi feito ao longo do tempo pelo Embrapa e Emater que garante muito mais condições de competitividade, mas faltam ações para estimular o crescimento do negócio. “Vai acontecer uma capacitação com os produtores de alho e vamos aproveitar a oportunidade para conversar com o pessoal que está à frente. E vamos junto com o Sebrae e Governo do Estado formar essa parceria com a Associação para impulsionar a economia daquele região”, disse o gestor da pasta, Nerinho.

O projeto tem como objetivo resgatar e fortalecer a produção de alho no estado do Piauí a partir das técnicas de manejo e de tecnologias que permitam ao produtor melhorar a qualidade da semente e garantir lavouras mais sadias e produtivas. Segundo o presidente da Associação, José Airton, o Piauí é extremamente dependente de alho importado de outras regiões do Brasil, que abastecem as pequenas e médias localidades e do alho importado da China que abastecem os grandes centros. “Queremos mudar essa realidade, pois no Brasil, cerca de 60% de todo alho consumido é de origem estrangeira”, disse .

Fonte: CCOM PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS