Connect with us

DESTAQUES

Quadrilhas tradicionais iniciam o São João 2019 de Picos; Mara Pavanelly leva fãs à loucura

Publicado

em

Regada a muita animação, iniciou na noite desta sexta-feira (12) o São João de Picos 2019. O evento está sendo realizado no estacionamento do Piauí Shopping, com concurso de quadrilhas, muitas atrações musicais e barracas com comidas e bebidas para todos os gostos.

O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Cultura, trouxe para Picos atrações nacionais, como Mara Pavanelly – que se apresentou nesta sexta –, Caviar com Rapadura e Erika Diniz – que se apresentam neste sábado (13).

Ainda na primeira noite grandes artistas picoenses como Fafá Santana e Osvando Barros subiram ao palco. Hoje, os cantores locais que se apresentam são Karla Thalita e Robson Farra, dois grandes nomes do meio musical da cidade.

Várias autoridades estiveram presentes no evento. Entre elas, o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima. Para ele, são esses momentos de festividades que mantêm viva a cultura picoense e fazem com que a comunidade se confraternize.

“A gente precisa continuar resgatando a cultura, as peças principais do município. No momento, o que nós temos são o aniversário da cidade, o carnaval, o São João. A gente tem sempre procurado realizar, não deixar passar em branco, porque é a festa do povo. Nem todo mundo tem condições de fazer uma viagem e esse é o momento da cidade se congratular, se confraternizar. E mostrar e viver nossa cultura pelo tempo. É uma necessidade. É um direito, acima de tudo”, disse Pe. Walmir.

Publicidade

O secretário de Cultura, Iata Rodrigues, relatou a expectativa que trazia consigo para o São João e que tipos de amostras culturais disponibilizou para a comunidade picoense.

 “Estou muito feliz com a realização de um sonho pessoal. Eu sempre desejei que Picos, como uma cidade de entroncamento do Centro do Nordeste do país, tivesse um São João de raiz, algo que lembrasse o tradicional. É muito agradável montar um grande palco e colocar grandes atrações como estamos fazendo ao longo dos anos. E não é diferente desse de 2019, mas queria também resgatar esse São João pé-de-serra. Queria resgatar essa vila junina que em todos esses centros existem e que, sobremaneira, este que está guardando e trazendo a memória de grandes pontos comerciais que deixaram de existir no passado. Então é reviver grandes comércios, lembranças do passado da nossa querida Picos. Fizemos o São João pensando em tudo e todos. Temos a Vila Junina, uma praça de alimentação com comidas típicas, temas uma exposição e venda de peças de artesanatos, temos um espaço todo dedicado à apresentação de quadrilha matutas e estilizadas e temos o palco principal onde traremos as atrações musicais”, detalhou ele.

A secretária de Meio ambiente, Maria Santana, também presente no evento. Ela ressaltou a importância de se manter a tradição das festas juninas, especialmente por ser um momento de celebração entre a população picoense.

“Um evento desses é importante porque, além de estar celebrando nossa cultura, é também um momento que a população picoense tem de participar de um evento festivo. Principalmente aquelas pessoas que, dificilmente, viajam para fora de nossa cidade. Então essas pessoas merecem esse momento de lazer. Já é tradição sempre fazermos isso no mês de julho. Começamos com uma semana de inaugurações, culminando com dois dias de festa. Esse ano só adiamos a data, porque geralmente fazíamos na primeira semana. É um evento importante que não pode acabar. Pelo contrário, devemos fomentar ainda mais essa cultura”, declarou ela.

O estilista picoense Laéllyo Mesquita esteve presente no São João de Picos. E declarou estar feliz por poder celebrar a data em sua terra natal.

Publicidade

“Estou muito feliz de estar no São João de Picos. O São João, que é uma data muito especial e, principalmente, por poder comemorar aqui na minha cidade. Pude ver que está bem organizado, muita gente bonita. Então é sempre bom estar em casa”, comentou ele.

Tatiane Alencar, vendedora, disse ter amado a primeira noite de São João e está com muita expectativa para a próxima. “Amei a primeira noite do São João de Picos. Nunca mais havia me divertido tanto. Espero que a segunda noite seja ainda melhor e que os homens sejam mais ativos e tirem a nós, mulheres, para dançar”, disse ela rindo.

Tatiane, à esquerda

O evento hoje começa às 19h00, com apresentações de quadrilhas estilizadas. Em seguida, as atrações já mencionadas. Na noite de ontem, apresentaram-se as quadrilhas juninas “Pinguça no Salão”, da comunidade Fátima do Piauí; “Luar do Sertão”, de Carnaíbas; “Explosão Junina”, de Aroeira do Matadouro; e Sensação Nordestina, representante de Mirolândia. Os vencedores da quadrilha matuta/tradicional foram: 1º lugar – Luar do Sertão; 2º lugar: Sensação Nordestina.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS