Connect with us

Picos

Saúde de Picos faz entrega de aparelhos de locomoção a pacientes na quarta (24)

Publicado

em

Na próxima quarta-feira (24), a partir das 09h00, a Secretaria de Saúde de Picos promove um encontro entre o gestor da pasta, profissionais da saúde e pacientes do Núcleo de Atendimento da Saúde da Família, a fim de entregar 53 aparelhos de locomoção, os quais foram adquiridos pela coordenação do Nasf em parceria com o Centro Integrado de Reabilitação – CEIR.

Serão distribuídas cadeiras de roda e de banho, bengalas, andadores e muletas.a coordenadora do Nasf, Tereza Wenzel, ressaltou a importância da ponte que é feita entre os profissionais de saúde e os usuários do SUS, a fim de se saber a necessidade particular de cada um. Ela também disse que são esses agentes comunitários os responsáveis por levarem esses pedidos à Secretaria de Saúde.

“Os profissionais do Nasf são os responsáveis em fazerem o pedido dos aparelhos para os pacientes que necessitam deles. É feito o atendimento básico nas Unidades Básicas de Saúde e também a visita domiciliar. E é através destes profissionais que as medidas são tiradas milimetricamente corretas para que o aparelho venha corretamente para o usuário. Antigamente nossos pedidos eram aleatórios. Havia a necessidade e fazíamos a solicitação. Hoje não é assim. Para se ter esse aparelho, é preciso seguir um protocolo. As medidas têm que ser exatas e específicas a cada usuário e, para isso, precisamos do profissional da saúde”, explicou ela.

A coordenador comentou ainda que, recentemente, esteve na capital piauiense, Teresina, a fim de pedir rapidez na entrega dos equipamentos, visto a utilidade deles pelos usuários.

“A gente esteve recentemente em Teresina, no CEIR, e pedimos celeridade na entrega. Pedimos que houvesse uma atenção, pois a entrega estava sendo demorada. Conversei com o superior, com a deputada Rejane Dias, que é a idealizadora do projeto, e ela foi muito sensível no tocante a essas questões. Graças a Deus, começamos a ver chegar, praticamente toda semana, material de locomoção”, disse.

Publicidade

Tereza Wenzel relembrou ainda que é importante atender a todas as zonas do município, não fazendo acepção de nenhuma delas. “A gente tem que levar saúde a quem quer que seja, em qualquer localidade de nossa cidade. Seja zona urbana ou rural. Precisamos oferecer acessibilidade a todo usuário do SUS”, complementou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS