Connect with us

DESTAQUES

SMS reúne comunidade na 8ª Conferência Municipal da Saúde de Picos

Publicado

em

Com o tema “Construindo um futuro melhor para a Saúde de Picos”, teve início na noite desta quinta-feira (21), às 20h00, no auditório do Centro de Treinamento Diocesano, a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Picos, idealizada pela Secretaria de Saúde, juntamente com a Prefeitura e o Conselho de Saúde Municipal.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Júnior Santos, relatou que há mais de um mês a Conferência já vem dando seus primeiros passos com as pré-conferências que foram realizadas em várias UBS’s da cidade, com os profissionais da saúde e comunidade em geral.

“Como todos já sabem, tudo começou com as pré-conferências, onde discutimos o que a comunidade quer, quais as demandas, o que ela almeja para a área da saúde. A sociedade, juntamente com a secretaria, vamos construir um projeto para a área da saúde. Os gestores têm que levar em consideração qual a necessidade de cada comunidade. Então é nessa primeira conversa – nas pré-conferências – que começamos a construir esse evento que acontece hoje, que é a nossa Conferência Municipal”, explicou.

Dr. Júnior Santos ressaltou ainda que é necessário que os gestores tenham um norte sobre como e onde agir. “É na Conferência que também construímos as metas para os próximos cinco anos para a saúde da nossa sociedade. E é o que sempre digo: nós, enquanto gestores, somos quem temos que ir ao encontro da sociedade, porque é lá que vamos sentir realmente a necessidade dela. Então, nada melhor do que ouvir todos os segmentos da sociedade para que tenhamos um norte de por onde devemos começar nosso trabalho”.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, e também coordenador da 8ª Conferência, Júlio Araújo, declarou a importância do evento, pois se trata da discussão de um bem comum. Ele ainda expôs como o CMS atua na sociedade picoense.

Publicidade

“Estamos aqui para debatermos algo que diz respeito à toda a sociedade, que é a nossa saúde. O Conselho tem trabalhado em harmonia com todas as gestões que passaram por aqui. Os conselhos têm suas funções definidas em lei. Primordialmente, ele participa da elaboração, fiscalização e acompanhamento de todos os projetos de saúde que, porventura, tenham no município. Então podemos dizer que o nosso conselho tem uma função fiscalizadora, propositiva e deliberativa. E nada mais conveniente do que essa Conferência para demonstrarmos o nosso trabalho em conjunto com a Secretaria”, disse ele.

Júlio Araújo, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Picos

Em Picos existem 32 conselheiros, sendo 16 titulares e 16 suplentes, os quais representam o poder público, os prestadores de serviços, os trabalhadores de saúde e de entidades representativas da sociedade, que são os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS (os sindicatos de trabalhadores, associações de bairros, igrejas e outras entidades).

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, declarou a satisfação na realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde, levando em conta o clima em que todos estão envolvidos com o Mutirão da Catarata que teve seu número elevado de 400 cirurgias para 533.

“Nesse clima de quem tem compromisso, de fato, de promover a saúde, de quem se preocupa com o bem da população, sobretudo com os que mais precisam do SUS, nós estamos realizando a nossa conferência, nesse momento em que estamos todos envolvidos com o mutirão da catarata. Com certeza, nosso coração, nossos ânimos e nossas intenções estão mais voltados para o compromisso com a saúde pública. É importante porque é um momento em que as pessoas têm voz para opinar, para sugerir… todos nós que estamos na administração queremos ajuda, queremos alguém que nos faça críticas construtivas, queremos alguém que nos dê sugestões para o nosso trabalho, em como devemos agir melhor”, disse Padre Walmir.

O prefeito confirmou ainda o compromisso que tem tido com a sociedade em cobrar recursos e melhorias para a cidade, quer seja do governo estadual, através de seus representantes, assim como dos deputados. “Temos estado em constantes momentos de audiências com eles, solicitando o melhor para Picos. Temos o sonho de ver a Policlínica e a UPA funcionando na cidade o mais breve possível. Estamos indo ao Governador, aos secretários, buscando sempre melhorar em todos os setores da sociedade”.

Publicidade

Esteve presente também no evento a Conselheira Federal de Farmácia, Elena Sales, e ela pontuou a importância do evento para a categoria. “Hoje a gente tem um colega farmacêutico na direção da Secretaria de Saúde de Picos e a gente tem visto a sensibilidade dele em olhar a problemática de medicamentos. Hoje, de uma forma geral, os PSF’s já estão bem mais assistidos no que diz respeito aos medicamentos. Temos também a questão da judicialização do medicamento, que é até um tema que vai ser discutido nesta sexta. O que é essa judicialização? É quando o usuário não tem determinado medicamento disponível e recorre ao Ministério Público para que se consiga através da judicialização. Então, na nossa área isso é muito importante. O farmacêutico está inserido na atenção básica através de procedimentos como qualquer outro profissional”.

A presidente da Associação de moradores do Conjunto Habitacional Petrônio Portela – COHAB, Teresa Odete, fala sobre a importância da conferência para as associações em geral. “A gente representa a busca por melhorias na saúde, pro nosso bairro, para a nossa comunidade. O que pedimos? Que melhore o atendimento nos hospitais, o atendimento médico, consultas, exames… tudo isso levaremos na nossa fala para essa conferência. Então vamos buscar que nossas propostas sejam ouvidas e realizadas. Sabemos que existem melhoras que vêm em curto prazo, mas também têm aquelas que vêm a médio e longo prazo, que geralmente são as que nos deixam mais ansiosos, mas temos que ter paciência para conseguirmos”.

Estiveram presentes várias autoridades de diversos segmentos da sociedade, tais como a classe política, religiosa, associações de bairros e da própria área da saúde. A Conferência segue durante esta sexta-feira (22) e todo o dia de sábado (23), com atividades a partir das 08h00 e que se estendem até o fim da tarde.

Facebook

MAIS ACESSADAS