Connect with us

GERAL

Têm início as inscrições para vaga no Conselho Tutelar de Picos

Publicado

em

Teve início ontem (23) as inscrições para concorrer às vaga do Conselho Municipal de Picos. O cadastramento é realizado pela Comissão Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e segue até o dia 20 de maio. Os interessados devem se dirigir à Secretaria de Cultura, na Praça Josino Ferreira, das 08h30 às 11h30 e das 13h00 às 16h30.

Segundo a presidente da CMDCA, Luísa Cunha, serão dispensadas 10 vagas para o processo de escolha dos conselheiros municipais, sendo, destas, 5 titulares e 5 suplentes.  Seis etapas compõem todo o processo: 1. Inscrições; 2. Análise de documentos; 3. Exame de conhecimentos (se o candidato não conseguir no mínimo sete pontos, é automaticamente eliminado); 4. Processo de escolha dos conselheiros; 5. Capacitação dos eleitos; 6. Posse dos 10 conselheiros.

Luísa Cunha, presidente da Comissão Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

As duas datas fixas do processo são o da votação, que acontece dia 6 de outubro e o da posse, que é no dia 10 de janeiro. Ambas as datas são unificadas nos 27 estados brasileiros.

Os requisitos básicos para concorrer a uma vaga são:

  • Ter reconhecida idoneidade moral;
  • Ter idade superior a 21 anos;
  • Residir no município há mais de um ano;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Quem for do sexo masculino, deve estar quite com as obrigações militares;
  • Não ter sido penalizado ou destituído, caso seja um conselheiro que esteja pleiteando a recondução do mandato;
  • Deve ser aprovado em uma avaliação, que é eliminatória;
  • Escolaridade mínima: ensino médio;
  • E experiência na área de promoção e proteção na defesa dos direitos da criança e adolescente, de pelo menos um ano.

Qualquer pessoa que esteja quite com a Justiça Eleitoral está apta a votar no dia do processo de escolha dos conselheiros. Posteriormente, a presidente da CMDCA comunicará quais serão os dois locais de vota[row][paragraph_left] Left Side Content [/paragraph_left][third_paragraph] Right Side Content [/third_paragraph][/row]ção.

Todas as informações estão no site da prefeitura. É através dele que o candidato deve se orientar quanto a todas as etapas. “São seis etapas. Então, ele tem que estar sempre procurando saber das informações. O candidato não vá pensando que a comissão ficará ligando para avisar qualquer coisa que seja, pois não faremos isso”, disse Luísa.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS