Connect with us

MUNICÍPIOS

Tem início Mutirão da Limpeza e Combate à Dengue em Picos

Publicado

em

Teve início na manhã desta quarta-feira (13) o Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue promovido pela Prefeitura Municipal de Picos, através das secretarias de Meio Ambiente, Obras, Saúde e Serviços Públicos. Nos dias de hoje e amanhã (13 e 14) o mutirão é realizado no bairro Parque de Exposição. Também fazem parte do projeto os bairros Paroquial e Morro da Mariana.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Maria Santana, a função da sua pasta é, além de acompanhar o mutirão, trabalhar a questão da educação ambiental, do descarte de lixos em vias públicas e que prejuízos isso pode acarretar.

O coordenador de Obras da prefeitura, Reginaldo Osvaldo, disse à nossa redação que a função da pasta é ajustar as ruas sem calçamento e sem asfalto, colocando aterro ou piçarra. Para isso, estão sendo utilizadas uma patrol, uma retroescavadeira e três caçambas.

“Neste momento a Secretaria de Obras está contribuindo com a parte de aterro e piçarra, nivelando as ruas que estão desniveladas, e não existe calçamento nem asfalto, a fim de que melhoremos o trajeto das pessoas da comunidade”, relatou.

O secretário de Serviços Públicos, Airton Carvalho, explicou de que modo sua pasta age no mutirão. “Nossa secretaria entra na parte de capina, limpeza de sarjetas, ou seja, tanto com trabalho braçal quanto com maquinário. Estamos com boa parte de nosso equipamento aqui, além de nossos homens que estão no número de 20, só aqui”.

Publicidade

Agenor Martins, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, relata que sua equipe tem se esforçado em aumentar as inspeções nos lares da região. “Nós aqui estamos trabalhando nas inspeções domiciliares, com a pesquisa de focos do Aedes aegypti, que já é um trabalho rotineiro, mas temos enfatizado ainda mais aos populares o cuidado com a não proliferação desse inseto transmissor de tantas doenças, não só a dengue”.

O apicultor Francisco Soares, morador do bairro, exaltou a iniciativa das secretarias e apelou para que o trabalho seja constante. Ele também pediu à população que coopere com a limpeza pública para, assim, combaterem o mosquito da dengue e todos os seus focos.

“Essa é uma iniciativa muito boa e a campanha já deveria ter sido feita há mais tempo. Aqui em casa, para evitar a dengue minhas caixas são todas tampadas, lacradas. Nisso não tenho muito problema. O problema vem mesmo aqui de fora. Por isso é importante essa limpeza das vias públicas e peço até que seja frequente. Contudo, há um problema maior: as pessoas reclamam muito do poder público, mas de que adianta o poder público fazer e as pessoas não ajudarem? Quando chove aqui, isso enche de lixo. E são as pessoas mesmo que jogam. Se a população colaborasse colocando o lixo no dia certo… Porque o carro passa. Toda semana ele passa duas vezes e tem gente que coloca o lixo só depois que ele passa. Aí ficam os animais rasgando as sacolas e sujando as vias públicas”, declarou o morador.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS