Connect with us

Picos

ZUMBI VIVE | Mano Chagas divulga programação da Semana da Consciência Negra em Picos

Publicado

em

Com o tem “Zumbi Vive”, o Movimento Negro de Picos tem programado dois dias de muitas atividades para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro, desde meados dos anos 70, inserido em 2003 no calendário escolar e em 2011 como lei, no âmbito nacional, considerando a morte de Zumbi dos Palmares, importante líder negro, morto no referido dia, no ano de 1695.

“O mês da Consciência Negra já é uma política que a gente vem fazendo ao longo de seis anos. Tanto o Movimento Hip Hop, quanto de negros em geral realizamos atividades, e esse ano conseguimos consolidar essas ações. No dia 20 vai acontecer o Manifesto Zumbi Vive, que é uma parceria com todos os movimentos ligados à cultura negritude, tais como capoeira, hip hop, dança, terreiro, rodas de samba e maculelê, na Praça Josino Ferreira, a partir das 18h00. É um manifesto. Não é uma atividade meramente cultural. A gente vai se posicionar diante dessas atrocidades que acontecem no país. Vamos nos manifestar em relação a isso”, disse Mano Chagas, um dos líderes da Negritude em Picos, e presidente do Grupo Cultural Adimó.

Mano Chagas

O segundo evento acontece no dia 23 de novembro, no Picos Plaza Shopping, a partir das 19h00. “Teremos uma atividade do Grupo Adimó com a empreendedora Vanessa Vasconcelos. Vamos fazer uma atividade que será nossa I Amostra Afro-brasileira, com exposições de artesanatos, artistas plásticos fazendo quadros na hora, camisetas. Tudo aquilo que a gente acredita que é cultura afro-brasileira estaremos fazendo lá. Vale ressaltar que teremos também as trançadeiras. Então, quem quiser fazer suas tranças pode se dirigir, que estaremos fazendo lá”, destacou.

Mano Chagas disse ainda que essa programação tem o objetivo de preparar os movimentos para um outro que terá início em 2020, que é a Feira preta de Picos, que é um espaço que visa reunir os grandes empreendedores negros, seja em quais áreas forem, tais como comunicação, moda, dança.

“É um espaço onde o empreendedor negro vai ter a oportunidade de mostrar seu produto Acontece em São Paulo há varias anos e queremos reproduzir em Picos essas coisas que deram certo. Empoderar o negro do ponto de vista empreendedor”, concluiu.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS