Connect with us

MUNICÍPIOS

PIO IX│Estudante da zona rural obtém 840 pontos na redação do Enem e é aprovado em Física

Publicado

em

O estudante, Guilherme Itamar Velozo de Melo, 18 anos, morador do Assentamento Guaribas 2, localizado há 36 km, na zona rural de Pio IX foi aprovado para o curso de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Picos, após a divulgação do resultado do Enem.

Guilherme Itamar atingiu nota de 840 na redação do Enem que teve como tema: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Em ampla concorrência para 19 vagas, a nota de 840 pontos garantiu aprovação em 5º lugar para o curso de Física no IFPI de Picos.

Filho do casal de agricultores Antônia Maria da Silva Melo e Itamar Francisco Velozo, Guilherme sempre estudou em escola pública cursando o Ensino Fundamental I e II na escola Laurindo Paulo de Oliveira, situada na zona rural de Pio IX.

Para reforçar o ensino, matriculou-se na Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio na sede do município para cursar o Pré-Enem aos sábados e domingos, fazendo percurso de 36 km de sua residência no assentamento, na zona rural, até a sede do município.

Muitas dificuldades surgiram no caminho de Guilherme. Ainda no ano de 2017, viu o sonho de aprovação ser interrompido quando teve que passar por procedimento cirúrgico. Mais tarde, no ano seguinte, em 2018, após a recuperação, o mesmo decidiu encarar novamente os estudos mesmo sem acesso as tecnologias como suporte e aparato estudantil, devido à falta de recursos para aquisição de celular digital e computador, tendo o mesmo que enfrentar as dificuldades de acessibilidade a educação por residir na zona rural, distante 36 km da sede.

Necessitando das tecnologias digitais, o pio-nonense, conseguiu adquirir um computador emprestado em condições de difícil funcionamento e após o consentimento dos tios que moram na cidade, decidiu passar os três meses que antecederam o Enem na casa dos familiares para facilitar os preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Publicidade

O padrinho de Guilherme, o sindicalista Sérgio Rodrigues dos Santos, afirmou que a distância da residência somada à força de vontade resultou na decisão de passar o trimestre antecedente ao Enem na casa de familiares localizada na sede do município para facilitar o acesso aos estudos e preparativos para o Enem.

“A gente via o esforço do Guilherme e o desejo de estudar e ser aprovado para um curso superior e foi quando os familiares decidiram acolhê-lo para passar os três meses que antecederam o Enem e permanecer em nossas casas para ter mais facilidades e poder se preparar melhor” revelou o padrinho.

Com a nota de 840 pontos na redação, Guilherme Itamar Velozo, cursará no IFPI de Picos, o curso de Licenciatura em Física.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS