Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Durante entrevista na TV Antena 10, em Teresina, prefeita Regina Coeli fala sobre avanços em Pio IX

Publicado

em

A prefeita do município de Pio IX, Regina Coeli Viana de Andrade, cumpre agenda administrativa na cidade de Teresina, nesta quarta-feira (20). Na capital do Piauí, a gestora pio-nonense concedeu entrevista na Tv Antena 10, falou sobre dificuldades existentes na administração, assim como elencou os avanços de Pio IX e expectativas para o ano de 2020.

No programa Balanço Geral, apresentado por Beto Rêgo, na Tv Antena 10, emissora piauiense afiliada a Rede Record, que foi ao ar às 13h45, quando indagada sobre como estava conseguindo colocar as obras, manter o município e prestar serviços importantes ao povo pio-nonense, administrando diante às inúmeras dificuldades existentes, a prefeita Regina Coeli, enfatizou sobre parcerias, convênios e emendas que a administração “Trabalhando Para Você” busca para o município.

“Corremos atrás de parcerias, emendas, convênios, porque os municípios que não têm receita própria sofrem muitas dificuldades. Dessa forma temos levado obras ao município de Pio IX”, esclareceu.

Pio IX possui aproximadamente dois mil quilômetros quadrados em território, área de extensão bastante considerável. A prefeita ressaltou que um dos maiores problemas enfrentados é o abastecimento de água. Nesse sentido, Regina elencou muitas obras de infraestrutura que beneficiam o povo e amenizam a falta de água. Aproximadamente, de acordo com a gestora municipal, existem quatrocentas cisternas.

“Já construímos praticamente 400 cisternas. Já fizemos sistemas de abastecimento de água simplificado, 10 adutoras, poços e, das 18 escolas, 16 possuem cisternas. Então a gente se volta muito para essa questão do abastecimento de água”, elencou.

Publicidade

De acordo com a chefe do Executivo Municipal pio-nonense, outro problema, é a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “A partir de junho até novembro o FPM sempre cai”, acrescentou.

Foram citados mais empasses no tocante aos recursos que a administração enfrenta. Mesmo com todos os percalços é importante ressaltar que, entre outras, obras de recuperação de estradas vicinais na extensão da zona rural estão sendo executadas e, a zona urbana, que já recebeu mais de vinte mil metros quadrados em pavimentação poliédrica. “Temos mais de 20 mil metros quadrados de calçamentos”, destacou.

Avanços para Educação

Para o próximo ano, 2020, outro importante benefício para fortalecer a Educação, será entregue funcionando para a população estudantil a Creche Municipal padrão FNDE que oferecerá oportunidade para crianças com idade de 01 ano de vida.

“Vai começar a funcionar no próximo ano, em fevereiro, e, vamos dar oportunidade para as crianças de um ano. Vai ser uma inclusão social”, disse acrescentando que até o momento, crianças com a idade referida, não tinham espaços nas escolas. “Já tínhamos incluído crianças de dois anos e agora vamos oportunizar crianças com um ano para frequentar e estudar na nova creche”, explica.

Publicidade

A Rede Municipal de Ensino, segundo relatou a prefeita Regina Coeli, possui mais de 3 mil alunos e o município não sofre mais com a situação de escolas multisseriadas.

“Temos a satisfação em dizer que o município não tem mais nenhuma escola com turmas multisseriadas. As escolas tinham alunos de diversas faixas etárias e séries estudando em uma mesma turma. Imagine só a dificuldade e a angústia do professor para fazer com que esses alunos aprendessem!”, exclamou.

“Hoje temos todas as turmas unisseriadas. Nucleamos as escolas e levamos os alunos para escolas pólo, onde  há oportunidade de terem professores por disciplina, em escola com estrutura física melhor, é valorizado e está conseguindo aprender”, salientou.

Regina, durante a sessão de entrevista na Tv Antena 10, falou sobre a inserção do projeto Borboleta na Educação Municipal e afirmou em rede, ao vivo, que as crianças, em 98% conseguem ler e escrever na idade certa. “O projeto Borboleta levamos este ano e, os alunos que não conseguiam ler na idade certa, hoje, 98% das crianças do 1º ao 5º ano leem e escreve”, destacou.

“Hoje, eles [os alunos] têm o domínio da leitura e da escrita. Ouvindo o depoimento de um aluno do quinto ano, ele disse que é como se tivesse tirado uma venda dos olhos. Isso elevou a autoestima dos alunos”, concluiu a prefeita de Pio IX, Regina Coeli Viana de Andrade.

Publicidade


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS