Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em Pio IX, missa e procissão encerram 148º festejo de Nossa Senhora do Patrocínio; veja fotos

Publicado

em

O tema “Com Maria somos cristãos em missão” reuniu uma multidão de fiéis que lotou a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, na manhã desta quinta-feira (22) na missa solene do 148º festejo religioso. A cerimônia iniciou às 09h e foi presidida pelo bispo Dom Plínio José e concelebrada pelo pároco da paróquia local, padre Gregório Lustosa, juntamente com padre Gildo Coelho.

O festejo que iniciou no último dia 13 do corrente mês às 05h, com alvorada festiva e hasteamento da bandeira da santa padroeira, prosseguiu até esta quinta-feira, último dia das festividades religiosas.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Pio IX, padre Gregório Lustosa, ressaltou o quão importante e participativo foi a presença da comunidade.

“Nesse festejo em cada noite vinha um padre sempre trazendo uma mensagem de otimismo fé e esperança e a catequese mariana motivou o povo a participar nas noites seguintes. Sucessivamente desde o dia 13 até esta quinta tivemos todas as noites bem participativas e preparadas com boas mensagens. As famílias de Pio IX se prontificaram a acolher os sacerdotes. Tanto o padre quanto a equipe que o acompanhava eram recepcionados por uma família sempre com alegria e festa. A reza do ofício todos os dias ao meio dia as pessoas se reuniam e percebíamos que elas rezavam com fé, empatia e aquela força positiva. Tivemos a participação também das comunidades que foi encantadora, principalmente na última noite de novena e missa e a presença de muitas comunidades aqui de Pio IX e de muitas outras cidades da região. Fiquei muito feliz e maravilhado. Tivemos. Tivemos a participação do padre Wilton da cidade de Campos Sales, no Ceará, que veio com uma equipe muito conhecida e fez com que o povo se alegrasse ainda mais […] todas as equipes de modo geral se empenharam com bastante vigor. Foi um trabalho comunitário maravilhoso coma participação de muita gente”, avaliou positivamente padre Gregório.

Na homilia solene o bispo, Dom Plínio José, fez menção ao sacrifício de vida em santidade. Na décima quinta festa que celebra em Pio IX, o bispo diocesano ressaltou ao Cidades Na Net que admira muito a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e todo o povo pio-nonense.

Publicidade

“Admiro muito essa paróquia por ser missionária. Pio IX já recebeu grandes missionários e essa marca ficou como semente no coração do povo que realmente tem fé. Cada vez que venho a Pio IX lembro da minha terra natal que é o Ceará porque estamos aqui vizinhos. Isso me alegra bastante porque a gente nunca esquece. Eu vim aqui celebrar e as pessoas nos acolhem muito bem. Percebi que estavam felizes e o ato religioso enriquece ainda mais nossa espiritualidade refletindo o papel de Maria como modelo a ser seguido”, ressaltou o bispo diocesano elogiando os pio-nonenses.

Membro da igreja, Eliomar Sousa, que é ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, revela o sentimento de participar do festejo religioso e se sente honrado em fazer parte do ministério.

“Falar dos nossos festejos é uma honra, pois estive presente em algumas novenas e missas e, enquanto servia a comunidade percebi a alegria dos fiéis em estar próximo daquela que pode interceder por cada um, em seu favor junto a seu filho Jesus que é a nossa excelsa padroeira Nossa Senhora do Patrocínio, louvando e agradecendo por suas súplicas atendidas. A alegria por mim em participar de cada momento desde a preparação da festa, até seus momentos finais […] em cada momento de desanimo pedimos ao Senhor sabedoria para abrir o coração para esse novo tempo e que o importante é estar aberto às mudanças e reconhecer que o Senhor estará sempre conosco, mesmo quando não se entende o porquê de tanta incompreensão, porém o que quero destacar que foi um grande momento para nossa comunidade católica em rezar e pedir bênçãos para nosso e nossa cidade. Foi um festejo bem participativo e que chuvas de graças estejam sobre nossa cidade e nossas comunidades”, enalteceu o ministro da Sagrada Comunhão.

A missa teve acompanhamento musical do grupo de canto Nossa Senhora do Patrocínio.

Durante a tarde, às 17h, marcando o encerramento oficial, aconteceu a concentração dos fiéis e, em seguida, percorreram as ruas em procissão carregando a santa padroeira.

Publicidade

Muito emocionada durante entrevista ao Cidades Na Net, devota de Nossa Senhora do Patrocínio, a professora da Escola Estadual Francisco Suassuna de Melo, Socorro Alencar, ressaltou que o festejo da padroeira é um momento muito esperado pelos católicos pio-nonenses.

“O festejo de Nossa Senhora do Patrocínio é um momento muito esperado pelos munícipes de Pio IX. Todos que frequentam a igreja católica esperam ansiosamente a chegada mês de agosto para que possamos ter uma festa tão bonita, assim como em outros anos. Nesse ano de 2019 superou nossas expectativas e, quero agradecer ao padre Gregório pelas nove noites maravilhosas com todos os padres e párocos que tiveram por aqui. Desejo que Nossa Senhora derrame muitas bênçãos. A festa foi um sucesso. Foram nove noites e cada uma foi melhor que a outra onde cada devoto contribuiu com suas ofertas agradecendo pelo que receberam de bom de nossa senhora e pedindo mais graças. Eu avalio positivamente e agradeço ao Cidades Na Net por estar cobrindo nosso evento. Que Deus abençoe à todos”, concluiu emocionada a professora Socorro.

Ao término do trajeto, o retorno ao templo sagrado para a bênção do santíssimo, arriamento da bandeira da excelsa padroeira anunciando o encerramento do 148º Festejo de Nossa Senhora do Patrocínio. Ocasião em o padre leu todo o relatório de arrecadações durante o período das festividades religiosas, mencionou nomes dos ganhadores das rifas e cantou parabéns para os aniversariantes do mês de agosto.

Os ganhadores dos sorteios são: Eulália – (Colcha de Cama); Antônia Fortaleza (Cafeteira); Antônia do Patrocínio Aciole (Ferro Elétrico); Maria Sinhazinha Arrais (Ventilador); Lúcia Carvalho (celular); Benigna (Biicleta) e Maria Pereira (Uma moto Honda Pop).


Conteúdo Relacionado: – Veja fotos da missa de encerramento do 148º Festejo de Nossa Senhora do Patrocínio em Pio IX


Veja fotos da procissão:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS