Connect with us

Pio IX

Em Pio IX, produtores de caju comemoram safra recorde

Publicado

em

Nos últimos dois meses a produção de caju na cidade de Pio IX trouxe bons resultados. Segundo reportagem do programa Clube Rural da Tv Clube no Piauí, afiliada à Rede Globo, o município possui 20 mil hectares em área de plantio. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no ano de 2018 foram produzidas seis mil cento e uma toneladas de castanha de caju no município, o que corresponde a 25% da produção em todo estado do Piauí. A expectativa é que neste ano de 2019 a safra seja a maior dos últimos seis anos.

Para o produtor, Francisco José Bezerra, que inicia o trabalho de colheita às 05h da manhã, em pouco tempo colhe cerca de 20 caixas da fruta que são vendidas para uma fábrica de cajuína.”Acordo às cinco da manhã e emendo até terminar por voltas das duas, três e até mesmo cinco da tarde”, relatou.

Em contrapartida a safra desagrada os produtores devido o baixo preço da castanha e a falta de mercado para a polpa da fruta.

“Aqui perto não tem quem compre e quando há comprador não tem valor”, desabafa.

No Assentamento Nova Esperança, localizado na zona rural, os produtores não conseguiram vender a produção da semana tendo que transformar em ração para animais. O produtor, Valério José de Sousa, sofreu perda de mais de quinze mil quilos de caju.

Publicidade

“Recebi uma encomenda para 20 mil quilos de caju. Falei com os produtores para juntar e quando foi na sexta por volta do meio dia, o dono da fábrica ligou dizendo que não queria mais. Consegui juntar ainda cerca de 15.280 kg”, disse.

Além dos produtores, as fábricas de suco de caju e cajuína sofrem com a falta de mercado segundo afirmou a gerente de produção, Francisca Arrais.

“Não temos para onde mandarmos o suco. Tá um pouco parado devido não termos para onde tirar. Os produtores estão tristes porque se tivesse para onde tirar o suco não estariam perdendo tanto”, comentou.

Pio IX é considerado como o maior produtor de Caju do Piauí cuja produção é escoada para outros municípios. A mini fábrica comunitária no Assentamento Santa Fé que possui cerca de 34 famílias, foi construída no intuito de aumentar o lucro dos produtores e agregar valor à produção. Francisco Pereira vê a fábrica com bons olhos e acredita que vai facilitar muito a vida dos produtores com o passar dos tempos.

“Essa fábrica vai mudar nossa realidade. No projeto entraram 26 das 34 famílias. Acredito que com o passar do tempo quando estiver funcionando a todo vapor as outras famílias vão se juntar a gente e vai melhorar a vida de todo mundo”, disse.

Publicidade

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Erinaldo Andrade, está otimista com a construção da fábrica.

“A cajuína é um produto de ótima qualidade. Tem uma aceitação muito boa no mercado e é uma das possibilidades que temos para agregar valor para as pessoas”, destacou Erinaldo.

Da Redação Cidades Na Net com informações da Tv Clube – G1 Piauí


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS