Connect with us

Pio IX

Em Teresina, profissionais da Educação de Pio IX participam da formação sobre novo currículo da BNCC do Piauí

Publicado

em

Representando a cidade de Pio IX, as profissionais Tania Viana que é coordenadora da BNCC no município e Anadilene que representou a formadora Edilene, participaram nos dias 06 e 07 de novembro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e no Instituto Antonino Freire, da formação continuada dos educadores da rede estadual e municipal do Piauí.

O evento tem como objetivo implantar o novo currículo que adota as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contou com a participação de profissionais dirigentes municipais em Educação, coordenadores regionais e municipais ProBNCC e articuladores, tendo como foco principal a abertura do ciclo formativo para implementação da BNCC e do novo currículo do Piaui, através do programa PROBNCC Ciclo II, com o objetivo de promover e garantir, ferramentas de qualidade para Educação do Piaui.

A coordenadora da BNCC em Pio IX, Tania Viana, destaca entre as palestras, a da professora Cleuza Repulho que abordou sobre a importância histórica do currículo e o impacto no processo dos PPPs das escolas.

“Por meio dele vamos buscar envolvimento, compromisso, propostas, valores e atitudes éticas, através das novas tecnologias e formas mais prazerosas para trabalhar em sala de aula promovendo e garantindo o pleno desenvolvimento social e cultural dos nossos alunos”, pontua a coordenadora da BNCC de Pio IX.

Tania destaca o apoio da Secretaria de Educação de Pio IX. “A secretária de Educação pensando em um ensino de qualidade para o nosso município, procurou se unir juntamente com nossos professores para buscarmos formas de despertar nos nossos alunos o interesse pela educação porque a Educação é o caminho para formamos uma sociedade de sucesso e, o ponto de partida, são as formações continuadas, onde o professor irá encontrar novas metodologias para trabalhar em sala de aula”, destaca Tania.

Publicidade

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, a pactuação entre estados e municípios para o processo de implementação foi assinada por ele e pela secretária municipal da Educação de Marcolândia, Armandina Vieira de Araújo, que representou a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI).

Para o secretário estadual de Educação, Ellen Gera, o novo currículo alinha-se à BNCC, trazendo o foco para o ensino de competências e habilidades essenciais ao aprendizado dos estudantes. “O currículo do Piauí foi construído em regime de colaboração por todas as redes que compõem a educação do Piauí e homologado pelo CEE. Agora iniciamos uma nova fase, a formação. Este documento visa entregar para a comunidade escolar uma atualização à luz da BNCC para que possamos buscar as competências e habilidades que os estudantes têm direito. Iniciamos a formação do currículo do Piauí para as redes municipais e rede estadual e esperamos que a rede particular participe deste processo”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação e primeira-dama de Marcolândia, Armandina Vieira de Araújo, explicou que a adoção do documento faz-se importante em concretizar a união dos municípios em prol da educação. “A BNCC veio nortear para seguirmos a mesma direção na área da educação, diferente dos regimes anteriores enviados pelo Governo Federal nos quais as secretarias municipais estavam seguindo diretrizes próprias e descentralizando as ações. Com um documento único poderemos alavancar a educação piauiense”, disse a gestora.

O currículo do Piauí foi construído numa colaboração parceira entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Undime, no ano de 2018 com mais de 22 mil contribuições por meio consulta online. Após a sistematização, a proposta foi entregue ao Conselho Estadual de Educação (CEE), que homologou neste ano 2019, para ser implantada nas salas de aula em 2020.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS