Connect with us

DESTAQUES

PIO IX│Ao lado da prefeita Regina, senador Ciro autoriza obras no açude Cajazeiras e entrega duas vans à Saúde

Publicado

em

O município de Pio IX recebeu, na manhã desta terça-feira, 05, a visita do senador Ciro Nogueira (PROGRESSISTAS), da deputada federal Iracema Portela (PROGRESSISTAS), dos deputados Mainha e Firmino Paulo (PROGRESSISTAS), do coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, Djalma Policarpo, juntamente com engenheiros da Defesa Civil.

A visita dos parlamentares tiveram como objetivo a autorização da ordem de serviços para recuperação, manutenção, revitalização e modernização do açude Cajazeiras e também a entrega de duas vans Mercedez-Bens para o transporte de pacientes que necessitam da realização de consultas e exames em outras cidades.

Após visita à cidade de Fronteiras, a comitiva se dirigiu até a barragem Cajazeiras no município de Pio IX, onde vistoriaram as estruturas da parede, acompanhados pela prefeita municipal Regina Coeli e demais lideranças políticas. Durante visita na barragem em Pio IX, o senador Ciro discursou e disse que a revitalização das estruturas físicas é uma preocupação tendo em vista os riscos que oferece a população.

“Dentre outras que já visitamos, essa aqui está com a parede bastante deteriorada com muitos buracos e que oferecem sérios riscos à população. Por isso estamos fazendo o investimento de quase um milhão de reais, onde o Dr. Djalma está dando a ordem de serviço para a construtora iniciar a obra o mais rápido possível”, destacou o senador Ciro Nogueira acrescentando que durante o mandato pretende facilitar o acesso de água potável para as residências de Pio IX e do Estado do Piauí.

Ciro Nogueira ganhou o pseudônimo de Senador das Águas, e na ocasião a prefeita Regina Coeli discursou agradecendo por diversas benfeitorias que chegaram a Pio IX através do senador. Regina aproveitou para mencionar a tragédia ocorrida em Brumadinho, no Estado de Minas Gerais, como exemplo a ser levado em conta.

“Os nossos sinceros agradecimentos ao senador Ciro Nogueira. O povo de Pio IX anseia por esta obra porque a cada período de chuva ficávamos temerosos e hoje no momento em que os olhos do Brasil estão voltados para Brumadinho, esse sentimento de medo aflorou em todos nós. Cajazeiras faz parte do nosso patrimônio e tem um valor histórico. Quero dizer que nós pio-nonenses estamos muito agradecidos pelo seu empenho. O senhor que não só é conhecido como Senador das Águas, mas sim por diversas benfeitorias que já contemplaram o município de Pio IX, como exemplo, recentemente a autorização da obra de revitalização da barragem e duas novas vans para o transporte de pacientes”, disse a prefeita de Pio IX.

Logo após discurso da prefeita, foi a vez da deputada federal Iracema Portela, destacar que o compromisso de revitalizar a barragem é de urgência, pois há muitas fendas e buracos, havendo ainda, a necessidade de benefícios como máquinas perfuratrizes de poços tendo em vista a escassez de água na região de Pio IX.

“É de grande importância e urgência a revitalização de Cajazeiras porque é um patrimônio que Pio IX possui de grande valor histórico, porque essa ordem de serviço que foi assinado aqui hoje, é um grande passo para que possamos trabalhar cada vez melhor pela recuperação da barragem aqui de Pio IX”, destacou Iracema afirmando que conversou com o coordenador sobre a necessidade de enviar máquinas perfuratrizes de poços para diminuir o problema da seca em Pio IX.

O coordenador do DNOCS, Djalma Policarpo, destacou o trabalho que vem sendo feito ao longo do período em que está à frente do órgão.

“Prefeita Regina, desde que assumimos o DNOCS, a nossa missão foi levar água para as comunidades carentes e também agir fortemente na recuperação dos açudes e barragens, colocando através do senador Ciro Nogueira e da deputada federal Iracema Portela, o DNOCS no Programa de Segurança de Barragens do Ministério do Desenvolvimento Regional, contemplando aproximadamente 18 barragens do Piauí”, salientou Djalma acrescentando que visitou “in loco”, isto é, fazendo a inspeção no local detectando as anomalias, fissuras e cavidade havendo necessidade de reparos e manutenção de Cajazeiras.

O montante financeiro destinado a obra de serviços de engenharia para manutenção e revitalização da barragem Cajazeiras em Pio IX é de R$ 903.912,36 (Novecentos e três mil, novecentos e doze reais e trinta e seis centavos) tendo como prazo de entrega 150 dias firmados pela empresa ENGETERRA-Engenharia de Terraplanagem Ltda.

Após visita a barragem de Cajazeiras, a comitiva seguiu em direção até a sede do município para a entrega de duas vans que servirão para transporte de passageiros que necessitam de consultas e exames a serem realizados em outros municípios.

Publicidade

A recepção dos parlamentares na sede do município foi próximo ao Hospital Dona Lourdes Mota, localizado na rua Francisco das Chagas Fortaleza.

A comitiva do senador Ciro Nogueira foi convidada para adentar ao Hospital Municipal Dona Lourdes Mota e conhecerem as instalações no intuito do conhecimento da realidade local.

De acordo com a diretora do hospital, Luma Alencar, o hospital está em condições precárias devido ao não repasse de recursos pelo Estado equivalente a quatorze meses de atraso, tendo que funcionar apenas com recursos do município.

Em entrevista ao Cidadesnanet.com, a diretora afirmou que há necessidade de manutenção em grande parte de suas estruturas, mas que está em funcionamento atendendo a demanda.

“Nossa reivindicação maior é pela estrutura do hospital porque já não recebemos verbas do Estado para o básico. A Prefeitura tenta segurar o hospital com o básico, mas reivindicamos melhorias na estrutura física porque já tem quase trinta anos de construído e só passou por apenas uma reforma de piso e paredes. Portanto, temos instalações elétricas e hidráulicas bastante deterioradas e a estrutura física, que muitas vezes temos que interditar algumas enfermarias quando há grande fluxo de pacientes”, pontuou a diretora destacando que mesmo com muitas dificuldades estão conseguindo atender a Atenção Básica de Saúde.

Luma aproveitou para agradecer ao senador Ciro Nogueira destacando benefícios que o município de Pio IX ganhou através do parlamentar e fez o pedido que voltasse olhares para a situação atual do Hospital Dona Lourdes Mota.

“O senador Ciro Nogueira já contemplou o município com muitos benefícios e desde já queremos agradecer, ao mesmo tempo em que pedimos que volte os olhares para o Hospital que é um suporte para a população”, destacou Luma salientando que a prefeita Regina Coeli vem mantendo e conseguindo atender a população.

Marcaram presença durante a visita dos parlamentares em Pio IX, o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, João Vianney; o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Brito, o ex-prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal; a prefeita de Pio IX, Regina Coeli; o vice-prefeito, Edimar Bezerra; o ex-prefeito Dr. Mesquita; a diretora do Hospital Dona Lourdes Mota, Luma Alencar; a secretária municipal de Educação, Martha Rachel; a secretária de Finanças, Cândida Maria Viana; a secretária de Assistência Social, Auristemária Afonso; o secretário de Obras, Gilson Alencar; o secretário de Desenvolvimento Rural, Clairton Alencar;  o vereador e presidente da Câmara Municipal, Jônathas Leite, juntamente com os demais vereadores: Dulcídio, Fanuel Adauto, Chico Luiz, Matheus Alencar, José Miguel, Diogo Maia e Júnior Pinheiro; o ex-presidente do PT, Manoel Augusto, demais lideranças políticas e o povo em geral.

Matérias Relacionadas: –Senador Ciro Nogueira visita açude em Fronteiras e assina ordem de serviço de R$ 343 mil para revitalização; fotos

Publicidade

Prefeito de Alegrete acompanha visita do senador Ciro Nogueira em Fronteiras e reivindica perfuração de sete poços

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS