Connect with us

Pio IX

Prefeita Regina Coeli faz balanço sobre a Educação de Pio IX

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Pio IX na gestão ‘Trabalhando para você’, administrada pela prefeita Regina Coeli vem fazendo grandes avanços na Educação do município junto a secretária de Educação, Martha Rachel.

Aproximadamente três mil, trezentos e setenta e três alunos fazem parte das dezesseis escolas que compõem a Rede Municipal de Educação.

A prefeita, Regina Coeli, ao ser entrevistada pelo Valdo Silva, da Rádio Umbuzeiro FM, agradeceu a todos os profissionais que compõem a pasta e falou sobre os avanços e resultados positivos na Educação ao longo dos anos.

“A Educação de Pio IX tem profissionais muito competentes, a secretária, os coordenadores, diretores e professores fazem um trabalho digno. Este ano, nós trouxemos, na verdade, compramos o ‘Projeto Borboleta’ para o município, e ele mudou a Educação, e vem dando certo em Pio IX. A realidade hoje é outra, conseguimos ver que os professores terminam os anos letivos satisfeitos, e eles não sentem mais angustias, pois os alunos da Rede Municipal de Ensino estão lendo e escrevendo na idade certa. Logo, quando os resultados em dados e números das provas do IDEB e SAEB saírem iremos ver os avanços da Educação”, disse a gestora.

Regina Coeli, ainda falou sobre as dificuldades que encontram para continuar os avanços e destacou: “Um dos grandes problemas para melhorar ainda mais a educação oferecida é a questão financeira, pois os recursos do FUNDEB hoje atende as folhas de pagamento, e não nos sobra dinheiro para investimentos, e a educação precisa de investimentos, e eu faço o possível para ver o avanço do nosso município”.

Publicidade

Em relação à Educação Infantil, a Prefeitura Municipal investiu e concluiu mais uma obra, e irá funcionar em 2020, a ‘Creche Pro infância Florzinha do Pereiro’, nome dado em homenagem a uma obra do folclorista, Zezinho Bezerra.

A creche irá receber crianças a partir de 01 ano, com uma estrutura adequada, apesar de ser construída em um terreno irregular. A prefeita, ainda destaca que a escola está sendo custeada com recursos próprios: “Todas as escolas irão continuar funcionando normalmente, e o diferencial para 2020 é a nova creche que será inaugurada no município. As vagas foram bastante procuradas e já estão preenchidas. Sabemos que a creche foi construída em um terreno inadequado, e isso encareceu muito, pois muitas coisas foram acrescentadas ao projeto, e não estavam lá, mas por conta do terreno tivemos que custear. Estamos terminando o prédio com recursos próprios, gastaram tanto com o alicerce que o recurso se foi. Estive lá esta semana com profissionais e até o início das aulas, estará tudo pronto e iremos dá total segurança para as nossas crianças”.

_Projetos e Atividades

A Educação de Pio IX também conta com a realização de projetos, o ‘Milindros’ que trabalha com crianças de 02 a 04 anos de idade que trabalha a ludicidade porque faz com que o aprendizado seja desenvolvido em forma de brincadeiras e o ‘Borboleta’ tem como objetivo alfabetizar crianças através de métodos que facilitem o processo ensino-aprendizagem na leitura, escrita e oralidade. Além disso, proporciona proximidade entre pais de alunos e escolas. O ‘Borboleta’ proporciona melhoramento quando a criança apresenta algum tipo de transtorno para com o aprendizado.

Desde que assumiu a gestão do município em 2012, o município de Pio IX vem recebendo vários avanços, principalmente na educação do município, sem esquecer da qualidade nos materiais escolares e das merendas de qualidade com diversidade nos alimentos e cardápio passado pela nutricionista. Os professores participam de encontros, capacitações e jornadas pedagógicas, e realizam atividades que fomentam a discussão e promovem um aprendizado de fácil entendimento para os alunos.

Publicidade

Além das crianças, jovens e adultos são beneficiados com as turmas da EJA. As escolas também desenvolvem projetos ambientais, aulões preparatórios para o ENEM e concursos públicos, entre outras atividades.

As escolas realizam métodos dentro dos padrões da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Além de preparar os estudantes dentro das normas estabelecidas pelo MEC e incentiva-los a praticarem a leitura em um plano mais amplo, contextualizando as habilidades do Saeb. Os bons resultados no IDEB mostram os resultados e o crescimento na Educação.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS