Connect with us

GERAL

Prefeita Regina e vereador Fanuel afirmam: ‘As terras da Fazenda Planalto pertencem a Pio IX e querem usurpar’

Publicado

em

Após grupo empresarial mostrar interesse em realizar investimentos em energias renováveis na região de Pio IX, o município de Pimenteiras se manifestou sobre a divisão de terras da Fazenda Planalto, local que será realizado o investimento, e contestou ter partes territoriais na região.

A reunião com o governador Wellington Dias e os investidores aconteceu na última quinta-feira (9), o presidente do grupo Brasimax, Alvaro Akira Okuma, apresentou um projeto para a implantação de um parque eólico no município de Pio IX. Além disso, o grupo deseja produzir biomassa a partir da mandioca.

O presidente do grupo Brasimax, durante a reunião frisou que o município de Pio IX foi escolhido pela altitude e por apresentar um vento constante, ideal para a instalação de torres eólicas.

A prefeita, Regina Coeli, que também participou do encontro com os investidores chineses, ao saber do interesse de Pimenteiras, contestou sobre a participação do município nas terras.

Durante seu pronunciamento no evento de diplomação e posse dos Conselheiros Tutelares, na manhã desta última terça-feira, 14 de janeiro, no auditório da Secretaria de Educação. A prefeita, destacou: “ O município de Pio IX está vivendo uma discussão em torno do seu progresso. A Fazenda Planalto pode ser usurpada por quem não tem compromisso com o nosso município”.

Publicidade

Regina Coeli, ainda explicou os benefícios que os investimentos irão trazer para o município e afirmou que a Fazenda Planalto pertence e Pio IX. A gestora ainda ressaltou que não irá medir esforços e trabalhos para conseguir o investimento e contribuir com o desenvolvimento com o município.

“Eu ouvi os representantes da China em uma audiência com o governador, e no dia seguinte aqui. Eu queria que todos tivessem ouvido os projetos que contemplam o município, não apenas na energia, mas também na agricultura, na educação, na tecnologia e em outras áreas. Dentro de 01 ou 02 anos iremos ter muitos avanços. A Fazenda Planalto não é apenas um pedaço de terra, envolve histórias e culturas de pessoas que ali dedicaram a sua vida e residem no local. Vamos ter muito cuidado com esta história, vamos defender o nosso município independente de ligações partidárias”, pontuou a gestora.

O vereador e pré-candidato a prefeito do município, Fanuel Adauto, em uma nota de repúdio, destacou. “Quando observamos que alguns piononenses, cegos pelo ódio preferem comemorar um disparate dessa natureza, fica claro que o interesse maior não é o desenvolvimento de Pio IX. Não é gerar emprego e renda. Não é atrair investimentos para cuidar mais ainda das necessidades da população. O projeto está visto, é o poder pelo poder! É olhar para o próprio umbigo! Esse bando que desde 2016 tenta se instalar em Pio IX tem um único propósito: usurpar o futuro de Pio IX, a esperança dos piononenses, as nossas riquezas, a nossa possibilidade de redenção. Esquecem quantas pessoas passam necessidade na nossa terra, quantas pessoas precisam de emprego, quantas pessoas sonham com uma vida melhor. Pio IX é dos piononenses e continuará sendo! Não serei cúmplice desse roubo ao futuro dos piononenses!”.

O Dr. Mesquita, que também se pronunciou sobre os últimos acontecimentos falou sobre os trabalhos realizados na Fazenda Planalto e repudiou o pedido de Pimenteiras em contestar participação nas terras.

“Cresci vendo a Planalto produzindo milhares de toneladas de caju e pertencendo à Cova Donga, sem a mínima contestação. Aonde estavam os Cidadãos de Pimenteiras quando prestávamos serviços médicos na Planalto? As crianças da Planalto, todas matriculadas no ensino de Pio IX. Onde estava Pimenteiras? Quando o Sr. Jaime Aquino comprou as suas terras registrou-as nos idos de 1960/1970, no cartório de Pio IX. Por que será que não em Pimenteiras? Nunca houve qualquer dúvida, até pela lógica e bom senso, de que a Planalto fosse inteiramente piononense!”.

Publicidade

Dr. Mesquita ainda destacou: “Agora que tem um projeto de desenvolvimento de longo alcance, essa surpresa! O INCRA que nunca presta serviço, em um parecer suspeitíssimo (fala-se até em propina) diz descaradamente que a Planalto pertence a Pimenteiras e não a Pio IX. Seria hilário ao invés de cômico se aí não tivesse embutido por mãos maliciosas uma grande “jeriquita”! Alguém está levando algum valor pra dar esse falso testemunho! {…} Cabe a nós piononenses não aceitarmos tal insulto. Aconteça o que acontecer, não podemos permitir tal violência praticada contra nossa terra natal. A Fazenda Planalto é nossa desde quando ainda nem existia. Ao povo de Pio IX cabe lutar agora. Lutaremos! Não podemos permitir tal roubo!”.

Matéria Relacionada: Grupo empresarial vai investir em energias renováveis na região de Pio IX

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS