Connect with us

Pio IX

Prefeitura de Pio IX realizará o Fórum de Prevenção e Combate a Incêndios. Veja data e locais!

Publicado

em

A Prefeitura de Pio IX, na administração da prefeita Regina Coeli, realiza no próximo dia 22 de novembro, o Fórum Municipal de Prevenções e Combate aos Incêndios, com início às 07h30, na sede da Associação de Moradores do Assentamento São Luís. O fórum será desenvolvido em duas ocasiões. A primeira no Assentamento São Luís, pela manhã. A segunda durante a tarde, com início às 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na sede do município.

Veja Programação

>Manhã

A programação da manhã será no Assentamento São Luís e terá credenciamento das 7h30 às 08h. Logo após, das 08h às 09h, haverá palestra sobre estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais que será ministrada pelo comandante do Corpo de Bombeiros da Companhia Destacada de Picos, tenente Hamylton Lemos.

Das 09h às 10h, será apresentada pelo professor mestre em Zootecnia e coordenador da Fazenda Escola do Campus Avançado do IFPI de Pio IX, Fábio Carreiro Chaves de Melo, uma palestra sobre os impactos e alternativas ao uso do fogo na Agricultura. Em seguida, das 10h às 11h, será ministrada palestra sobre o uso inadequado do fogo na Agricultura, pelo professor, agrônomo e especialista em defesa sanitária vegetal, instrutor do Senar e engenheiro, Janylson Silva.

Publicidade

>Tarde

Durante toda tarde o fórum será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Das 14h às 14h30 o credenciamento para os participantes. Após credenciamento, das 14h30 às 15h30, segue a palestra sobre estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais, a ser ministrada pelo comandante do Corpo de Bombeiros da Companhia Destacada de Picos, tenente Hamylton Lemos.

Das 15h30 às 16h30, serão apresentadas orientações e cuidados sobre queimadas e suas ameaças à saúde pública, ministrada pela enfermeira da Esaf da comunidade Pau Ferro, especialista em Saúde Pública e Gestão Clínica, enfermeira, Layane Alencar. Para encerrar o Fórum Municipal de Prevenções e Combate aos Incêndios em Pio IX será realizada a última palestra com o professor agrônomo e especialista em defesa sanitária vegetal, proferida pelo instrutor do Senar e engenheiro Janylson Silva, que repassará orientações sobre o uso inadequado do fogo na Agricultura.

O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Hamylton Lemos, em contato com a reportagem do Cidades Na Net, reafirma que o trabalho vendo sendo feito em vários municípios ao longo do ano, onde apresenta táticas e estratégias que devem ser adotadas para prevenir e combater queimadas.

“Vamos abordar sobre táticas e estratégias que devemos adotar quanto ao ambiente em que vivemos com relação aos incêndios. É uma região bastante quente e que venta muito. A vegetação possui um área muito extensa e é preciso ser preservada, assim como os animais silvestres. De modo geral, a fauna, flora e toda população”, ressalta.

Publicidade

Tenente Hamylton, explica que o fórum em Pio IX, se dá através de solicitação através de ofício pela prefeita Regina Coeli. “A prefeita Regina mandou um ofício para nós solicitando palestras e informando à sociedade, bem como os órgãos públicos para que conservemos nossa natureza e a saúde através de conhecimentos sobre como manejar o solo evitando queimadas […] vamos orientar e desmitificar alguns mitos e com certeza sairão muitos conhecimentos úteis para toda população”, enfatizou o comandante.

O município de Pio IX de acordo com a prefeita Regina Coeli, sofreu três grandes incêndios somente neste ano de 2019. O último aconteceu no Assentamento São Luís, zona rural, onde envolveu a comunidade, secretarias municipais, fornecendo carros-pipas, máquinas para fazer os aceiros e pás carregadeiras e foram solicitados carros-pipas de municípios vizinhos para ajudar na força-tarefa, juntamente com o apoio do Grupamento de Polícia Militar.

Regina informa que há uma campanha que está disseminada pelas redes sociais em prol do combate ao fogo. “A Prefeitura de Pio IX iniciou no mês de outubro, uma campanha intitulada  Pio IX Contra o Fogo, tendo como finalidade conscientizar a população sobre as formas diversas de evitar incêndios e combater fogos. A campanha acontece nas redes sociais da Prefeitura de Pio IX e já está com programação educativa no município, neste mês de novembro, com distribuição de panfletos na rede municipal de ensino e no centro da cidade”, informou Regina.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Clairton Alencar, alerta a população tanto do Assentamento São Luís quanto residente na sede do município para que compareça nas ocasiões do próximo dia 22 de novembro.

“É importante o comparecimentos das pessoas no Fórum de Prevenção e Combate aos Incêndios porque teremos valiosas orientações sobre como evitar  incêndios, dos riscos que estes provocam na nossa saúde, extinção da fauna e flora, riscos de incêndios em residências e tanta outras formas de podermos evitar destruição. Mais uma vez faço o convite. Será em duas ocasiões: de manhã será no assentamento São Luís e pela tarde no auditório da Secretaria Municipal de Educação”, convida a sociedade pio-nonense o secretário Clairton Alencar.

Publicidade

Até o mês de agosto o Piauí ocupava a segunda colocação entre os nove estados do Nordeste que registraram maior quantidade de focos de incêndio em 2019, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS