Por dois dias Oeiras será sede do Governo do Piauí
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 23/01/17
Comments 0

Por dois dias Oeiras será sede do Governo do Piauí

A cidade de Oeiras, primeira capital do Piauí, será a sede do Executivo Estadual nos dias 23 e 24 de janeiro. A transferência da sede do Governo faz parte das comemorações alusivas ao 194º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, comemorado em 24 de janeiro.  A solenidade de instalação do Governo do Estado, do Legislativo e Judiciário será realizada às 9horas da segunda-feira (23), na sede da Prefeitura Municipal de Oeiras. Em seguida, o governador Wellington Dias e comitiva visitarão as obras de Construção do Campus “Professor Possidônio Queiroz” da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Merlong Solano, secretário estadual de Governo, ressalta que o Executivo está organizando uma vasta programação cultural, além de visitas a obras e inaugurações. “Secretarias estaduais como a de Saúde (Sesapi), Desenvolvimento Rural (SDR), Cultural (Secult), Instituto de Terras (Interpi), Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) e Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi) estarão presentes, desenvolvendo atividades que incrementam a infraestrutura e o desenvolvimento para a região do Vale do Canindé”, informou Solano.

A programação oficial contará com entrega, na segunda-feira (23), da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e Implantação dos Serviços de Consultório Oftalmológico do Hospital Regional Deolindo Couto, entrega de 95 Unidades Habitacionais e autorização para implantação de pavimentação poliédrica do Conjunto Residencial “Wellington de Abreu Gonzaga”, além de entrega de títulos definitivos de doação de terra para agricultores familiares.

“Além da vasta programação cultural, será feita a entrega de kits de irrigação, autorização para aquisição de veículos e equipamentos de informática para escritórios do Emater no Território Vale do Canindé, lançamento de editais de programas de auxílio e assinatura de termo de outorga de aplicação de recursos dos projetos aprovados por meio do Programa de Fomento da Popularização da Ciência, desenvolvido pela Fapepi”, destacou o secretário Merlong.

Ainda na segunda-feira, Wellington Dias assina Termos de Colaboração para repasse de recursos do Projeto Viva o Semiárido e para capacitação de Representantes de Associações com Projetos Aprovados, entrega 07 veículos para Unidades Regionais de Gestão do Projeto Viva o Semiárido e distribui Sementes e Mudas para Agricultura Familiar. Na terça-feira (25), haverá celebrações religiosas, aposição de corbelha de flores no busto do Visconde da Parnaíba e a solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

Programação cultural

Além da entrega de obras à população, a primeira capital piauiense vai respirar cultura no dia 23 de janeiro. A programação cultural inclui a inauguração da restauração do relógio, instalação de lustres da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, instalação do Instituto Histórico de Oeiras na Casa das 12 Janelas, visita ao Sobrado Major Selemérico, obliteração de Selo Comemorativo ao Tricentenário da Municipalização de Oeiras e lançamento da Programação Cultural do Tricentenário da Municipalização de Oeiras.

CCOM PI

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Vila Nova do Piauí

Acolhida e homenagens marcam a chegada do Pe. Gildo na paróquia de N. Sra. do Perpétuo Socorro de Fronteiras

Natural do município de Queimada Nova esta será a primeira experiência do padre Gildo Coelho a frente dos trabalhos pastorais de uma paróquia. Ontem (05), foi realizada a acolhida e

DESTAQUES

Preços da gasolina e do etanol têm leve alta na semana, diz ANP

Os preços da gasolina, do diesel e do etanol encerram a semana em leve alta, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgado nessa sexta-feira

DESTAQUES

Fábio Abreu aguarda liberação de R$ 16 milhões do BNDES para aquisição de viaturas e motos

O secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu (PTB), afirmou ao GP1 que está confiante que o BNDES, irá liberar R$ 16 milhões para o Estado do Piauí para aquisição