Connect with us

MUNICÍPIOS

Prefeitos esquecem crise e anunciam carnavais no Piauí

Publicado

em

Mergulhadas em permanente crise financeira, agravada com as freqüentes quedas nos repasses federais e com o drama da seca, as prefeituras do Piauí já se preparam para a realização de festas carnavalescas, no final de fevereiro e início de março. A Associação Piauiense de Municípios (APPM) já antecipou que este mês cairá novamente o valor do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Alguns prefeitos justificam que, devido à tradição do carnaval, não conseguem se desvencilhar da “obrigação” de realizar a festa do Momo; outros justificam que vão gastar pouco com as festividades. O prefeito de Água Branca, Jonas Moura (PSB), a prefeitura vai contar o auxílio do governo Estadual, que banca parte da festa, e com o auxílio da iniciativa privada, que é responsável pela festa nos blocos que saem nas ruas. “Vamos gastar muito pouco e garanto que vamos ter o melhor Carnaval do Piauí inteiro”, diz ele.

Água Branca consta na lista de Defesa Civil com um dos municípios que decretaram estado de emergência por causa da seca que castiga o Estado nos últimos dois anos. No Piauí, mais de 200 municípios decretaram emergência desde o ano passado. Para ter o decreto de emergência aprovado, o município precisa apresentar provas de que foi bastante atingido com a calamidade, e que não tem recursos para ajudar as famílias atingidas.

“Estamos bem. Cumprimos todas as obrigações. O salário dos funcionários está em dia. Já sobre o decreto, quase todos os municípios decretaram e fizemos isso para proteger o agricultor”, informou Jonas Moura. A Prefeitura de Barras também se prepara para o carnaval. O secretário de Finanças da cidade, Renato Dias, informou que as dificuldades diminuíram agora no início do ano por causa do aumento dos repasses do Governo Federal.

“Geralmente no início do ano a receita é melhor. No fim do ano temos muitas obrigações extras, mas no início deu para nos organizar”, diz ele. Ele informou ainda que mesmo com as dificuldades nas finanças enfrentadas no final do ano passado, os administradores do município não pensaram em desistir do Carnaval. “É uma festa que é tradição no município e o prefeito já assumiu a prefeitura sabendo que teria que realizar a festa”, disse Renato Dias.

Publicidade

Segundo ele, a prefeitura basicamente vai fornecer para a festa somente a estrutura. “Vamos gastar o mínimo possível. Contratamos bandas baratas para tocar antes da festa dos blocos, que é patrocinada pela iniciativa privada”, informou. A prefeitura de Barras também está procurando o Governo do Estado para patrocinar parte da festa. Já sobre o fato de estarem também inclusos na lista dos municípios em estado de emergência, o secretário informou que começou o período de chuva e, com isso, os agricultores vão conseguir se manter.

 

Diário do Povo

Facebook

MAIS ACESSADAS