Connect with us

Curral Novo do Piauí

Prefeitura de Curral Novo prepara terra de agricultores familiares para o plantio

Publicado

em

Apesar do volume de chuvas ainda baixo, agricultores familiares do município de Curral Novo do Piauí, situado a 459 km de Teresina, preparam terras para o plantio. Para tanto, o homem do campo recebe o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, que destina tratores para o serviço de aração.

http://www.portaljacobina.com/wp-content/uploads/2015/01/10582343_946584035358170_34097082_n.jpg

Leônidas Lima, prefeito de Curral Novo do Piauí

O objetivo, segundo o prefeito Leônidas Lima, e dar condições para que os agricultores possam produzir. “Os agricultores tem sofrido muito com a prolongada estiagem e precisam de ajuda. Nós estamos fazendo a nossa parte. Nos últimos dias registramos algumas chuvas e logo retomamos o trabalho de aração das terras. A agricultura é uma das principais fontes de renda e de sobrevivência das famílias da zona rural, por isso tem o apoio do nosso governo”, disse.

Duas máquinas trabalham nas comunidades rurais e cerca de 500 hectares já foram preparados, contemplando a cerca de 400 famílias. Os agricultores, logo que tem a terra arada, inicia o plantio. As principais produções são de feijão e milho.

Sem o apoio da Prefeitura Municipal, os pequenos agricultores enfrentariam grande dificuldade no preparo das propriedades, tendo em vista que vem de seguidos anos de seca e consecutivas perdas na produção. Com isso, contratar tratores particulares aumentaria consideravelmente os custos.

O secretário de Agricultura, Samuel Lima, explicou que o trabalho de preparo das terras teve início ainda no final do mês de novembro do ano passado, quando foram registradas as primeiras chuvas. Porém, o volume de chuva na época foi insuficiente e a maioria dos agricultores perderam a produção. “Retomamos de novo e torcemos para que as chuvas permaneçam e que tenhamos uma boa produção”, disse. Ele acrescenta que mesmo com as poucas chuvas, é grande a procura pelos tratores.

Publicidade

Esse ano, o trabalho de preparo das terras foi implementado pelo prefeito Leônidas, com a aquisição de um novo trator.

Veja imagem de uma das máquinas trabalhando:

DSC_0006 DSC_0008 DSC_0011 DSC_0013 DSC_0017 DSC_0019 DSC_0020 DSC_0022 DSC_0024

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS