Connect with us

Inhuma

Prefeitura de Inhuma promove oficinas na Semana Nacional do MEI 2019

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Inhuma, através da Sala do Empreendedor em parceria com o SEBRAE de Picos realizou nos dias 23 e 24 de maio de 2019, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, duas oficinas relacionadas aos temas: “Como controlar o fluxo de Caixa” e “Como expandir seu negócio”, onde contou com a participação intensa dos microempreendedores municipais.

O evento foi coordenado pela agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Ana Clécia de Jesus Morais, juntamente com Maria Lúcia de Sousa Carvalho. As oficinas contaram ainda com o apoio da vereadora Aparecida dos Santos Barbosa e foram ministradas pelo economista Raimundo Batista e pelo consultor do SEBRAE, Paulo Gilberto Moura.

O consultor do SEBRAE, Paulo Gilberto de Moura, falou sobre a participação e sobre o que foi trabalhado nas oficinas.

“A gente teve aqui uma participação muito efetiva do pessoal, porque a nossa oficina trabalha sobre a expansão de seu negócio. O empreendedorismo se faz assim, com iniciativas, correndo-se risco, mas correr um risco sempre planejado e calculado, onde a gente pode ter ao longo do caminho essas alternativas para aquilo que não deu certo e fazer essas correções. Então uma coisa bem planejada, uma coisa bem organizada ainda é o melhor caminho para que a gente possa está desenvolvendo o nosso negócio e mais ainda poder crescer. Os pequenos começaram na informalidade, depois se formalizaram, montaram suas empresas de pequeno porte, acreditaram em seu potencial e hoje são grandes empresários. Para se formalizar no MEI é bastante simples, estando dentro da legalidade você mesmo pode fazer pelo próprio portal do empreendedor ou através da sala do empreendedor aqui em Inhuma”, explicou Paulo Gilberto.

Representando o prefeito Silva Júnior, a primeira-dama, Maxshuellma Rufino Borges, falou sobre o desenvolvimento do evento destacando a importância da formalização da empresa para com o mercado de trabalho.

“Realizamos oficinas em parceria com o SEBRAE para tratar do controle de fluxo de caixa e de como expandir seu negócio próprio […] é importante que você tenha em mente que a formalização de sua empresa e inserção no mercado de trabalho terá também mais segurança e profissionalismo para investir e ter a perspectiva de obter o retorno esperado. São muitas informações técnicas que podem colaborar e facilitar o seu investimento em desenvolver um negócio próprio e que tenha sustentabilidade no mercado. Dessa forma você promove a empresa, promove também o município porque tem um alcance para toda a comunidade. Parabenizamos o prefeito Silva Júnior pelo incentivo aos empreendedores através da sala do empreendedor de nosso município e ao empenho das pessoas que participaram desse evento”, destacou Maxshuellma Rufino.

Publicidade

Maria Lúcia, funcionária da Sala do Empreendedor ressaltou que as oficinas ofertadas pela prefeitura em parceria com o SEBRAE são de fundamental importância.

“Essas oficinas que estão acontecendo aqui na educação são de fundamental importância para esses microempreendedores e para que eles possa expandir seus negócios e lucrar muito mais. São oficinas que tratam sobre fluxo de caixa e sobre empreendedorismo. A participação do público está muito boa. Acredito que a prefeitura de Inhuma vai trazer muito mais cursos, pois o município só tem a ganhar”, ressaltou Maria Lúcia.

A vereadora, Aparecida Barbosa, falou da satisfação de participar de mais um evento realizado pela prefeitura.

“Eu estou muito feliz de estar participando de mais um evento promovido pela prefeitura. Quero agradecer em nome de todos ao prefeito Silva Júnior por estar dando esse apoio a Sala do Empreendedor. Como parceira da sala do Empreendedor eu sempre acompanho todas as ações e essa é uma das ações que beneficia muito a população, pois as oficinas facilitam nossos empreendedores a aprender. A oficina de hoje que é sobre fluxo de caixa é muito importante, principalmente para aqueles que estão começando seu negócio. É um apoio muito grande e uma oportunidade que o SEBRAE através da prefeitura de Inhuma está proporcionando a esses empreendedores”, comentou Aparecida Barbosa.

O secretário Municipal de Administração Geral, Dr. Felipe Rufino, falou sobre o apoio que a gestão vem fazendo nesse sentido.

“É sempre um trabalho que a gestão vem fazendo nesse sentido, de estar dando apoio ao empreendedorismo municipal. O Prefeito Silva Júnior juntamente com toda a equipe da Sala do Empreendedor e em parceria com o SEBRAE vem sempre trazendo cursos, capacitando cada vez mais os microempreendedores municipais. É um curso de extrema importância, porque fala da necessidade de se ter um controle de caixa, acredito que o controle de caixa é uma das ferramentas principais que o empreendedor deve dominar, se ele não conseguir dominar o seu fluxo de caixa ele vai terminar se perdendo.

Felipe comentou ainda que existe planos para implantar e desenvolver novos cursos no município.

“Temos planos para trazer outros cursos para o município. Já se reunimos com a equipe do SEBRAE para tratar sobre mais um curso, dessa vez mais voltado para o artesão, especificamente com um trabalho do buriti, estamos fazendo um estudo sobre a importância desse curso aqui e muito em breve estaremos divulgando a data desse novo curso”. acrescentou Dr. Felipe.

Publicidade

A aluna Nilda, participante da oficina falou que está sendo um aprendizado novo.

“Está sendo um aprendizado novo que a prefeitura e o SEBRAE estão trazendo para a gente. Como quero abrir meu próprio negócio futuramente só tenho a agradecer pela realização de um curso maravilhoso desse. A aula de ontem em si foi muito boa, e a de hoje melhor ainda. Esse professor está nos ensinando como é o fluxo para desenvolver nosso negócio”, comentou Nilda.

O evento contou com a presença da primeira-dama, Maxshuellma Rufino Borges, que representou o prefeito Silva Júnior; da agente de Desenvolvimento Ana Clécia de Jesus Morais; da auxiliar da Sala do Empreendedor Maria Lúcia; da vereadora Aparecida Barbosa; além do economista, Raimundo Batista; do consultor do SEBRAE, Paulo Gilberto Moura e dos alunos que participaram.

Por Equipe Ascom Inhuma

           

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS