Connect with us

Alegrete do Piauí

Professores de Alegrete do Piauí recebem formação do PNAIC para ciclo de alfabetização e educação infantil

Publicado

em

A prefeitura municipal de Alegrete do Piauí e a Secretaria Municipal de Educação, em nome do prefeito Márcio Alencar (PT), secretária de educação Valdênia Silva e a inspetora de ensino Virgínia Célia, realizaram em Alegrete do Piauí uma formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) voltada para todos os professores da rede municipal de ensino que trabalham no ciclo de alfabetização de 1° ao 3° ano e da educação infantil. A formação aconteceu no sábado, (07) na Unidade Creche Mãe Maria.

A formação da Educação Infantil, contou com a participação da professora Francisca Alencar que foi eleita ajudante do dia, da coordenadora Cristianeide Araújo que vêm dando um grande incentivo para esse trabalho, também à Lúcia Oliveira coordenadora geral do PNAIC de Alegrete e os demais professores que fazem parte da rede municipal de ensino, tanto da zona urbana como rural, participaram das atividades propostas pelo evento.

Formação do ciclo de alfabetização

O momento foi dividido em duas formações, uma voltada para o ciclo de alfabetização e a outra para a educação infantil. Eva Alencar coordenou a formação voltada para o ciclo de alfabetização que tinha como propósito revisar os direitos de aprendizagem, defendendo um ensino sistemático da escrita alfabética, com oralidade, leitura e escrita nas diferentes áreas de conhecimento.


Eva Alencar destaca a importância de formações como essa voltada para os professores estarem se atualizando e levando essas novas práticas para a sala de aula. “O professor precisa estar atento a estas mudanças, para assim, proporcionar uma melhor edificação no ciclo de alfabetização, que são essas fases iniciais onde as crianças estão começando sua vivência escolar”, destacou Eva Alencar.

Formação da educação infantil

Publicidade

Em entrevista ao Cidades Na Net, a coordenadora da educação infantil em Alegrete do Piauí, Cícera Quitéria explicou que esse programa é voltado para a educação infantil e que foi algo proposto e aderido pela gestão do prefeito Márcio Alencar (PT).  A coordenadora passou por um momento formativo sobre o PNAIC na capital Teresina durante três dias, para que só assim ela possa ministrar o conhecimento adquirido para os outros professores na formação municipal.

Cícera Quitéria falou como foi a formação e de que maneira foram abordados os assuntos propostos pelo PNAIC. “A gente discutiu a rotina e a organização do trabalho de professor na educação infantil, ou seja, desde a hora que a criança chega à escola até à hora da saída, o PNAIC ele tem toda uma estrutura, ele orienta até como você deve organizar as salas, tem mais dica que você utiliza os cantinhos da leitura, cantinho da matemática, entre outros aspectos”, destacou a coordenadora.

A coordenadora falou que inicialmente esse programa era voltado só para a educação alfabetizadora, ou seja, 1° ao 3° ano. Porém o governo federal ampliou pelo bom rendimento que o projeto estava dando.

“O governo abriu o ‘leque’, e hoje pega da educação infantil de 0 aos 5 anos e 11 meses, que é o tempo da educação infantil que vai do infantil I até o pré II. Também para o programa mais educação, tanto para o professor de português e matemática, quanto para os facilitadores do programa”, finalizou a coordenadora.

Acompanhe mais fotos das formações:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS