Connect with us

DESTAQUES

SANTA CRUZ | Barroso Neto é empossado prefeito e entra na Prefeitura a luz de velas

Publicado

em

“Crescer é com a gente!”. É o slogan da nova gestão do município de Santa Cruz do Piauí, iniciada no último domingo, dia 1º de janeiro, com a posse de Francisco Barroso de Carvalho Neto e Francisco Geneval Gonçalves (Nêgo), ambos do PTB, nos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

A solenidade de posse foi realizada no auditório do polo da Universidade Aberta do Piauí, prestigiada por diversas lideranças políticas e outras centenas de pessoas que comemoraram com euforia o retorno do grupo político liderado por Jurandir Martins ao governo municipal.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DA POSSE!

Barroso Neto foi candidato pela oposição e venceu as eleições após obter a maior votação da história do município, 2.414 votos, o que corresponde 53.78% dos votos válidos, uma diferença de 339 votos sobre o candidato adversário, que governava o município.

Nos pronunciamentos durante a solenidade, críticas ao sistema político a que o povo de Santa Cruz havia sido submetido e manifestações de esperança por dias melhores com o início de um novo ciclo administrativo.

Publicidade

O ex-prefeito Jurandir Martins, pai do novo prefeito, foi ovacionado pelo público em sua fala. Ele afirmou que vai estar ao lado do prefeito, participando diretamente das decisões da gestão. “A partir de hoje se inicia um novo ano, uma nova administração, um novo tempo. Quero assegurar à população deste município que essa administração que se inicia hoje não vai fazer perseguição com ninguém. Vamos fazer saúde para todos, cuidar da nossa gente, do município. Não vai precisar ninguém ir pra Fórum, denunciar o Ministério Público”, disse. Ele lembrou que, quando foi prefeito, ficou reconhecido como o ‘prefeito da saúde’.

Encerrada a solenidade de posse, Barroso Neto e Nêgo de Boza, ladeado de vereadores e várias lideranças políticas, saíram pelas ruas da cidade, saudando o povo, em caminhada em direção à Prefeitura Municipal.

A visita ao prédio sede do Poder Executivo Municipal, que está com o fornecimento de energia suspenso pela Eletrobras, foi um dos fatos que mais chamou a atenção. Dezenas de velas foram distribuídas e acessas para que as pessoas pudessem iluminar a Prefeitura.

No gabinete do prefeito, apenas uma cadeira, uma mesa e um quadro na parede com uma foto aérea do município. “Esse é o retrato da situação em que se encontra o município”, disse Barroso. Segundo ele, as dívidas junto a Eletrobras supera os R$ 26 mil. “Estão atrasadas as contas de energia da Prefeitura, Secretarias de Saúde, Educação e Câmara Municipal”, disse.

Em entrevista, Barroso Neto disse que está o momento é de alegria, de emoção, em ser prefeito de sua terra. “Eu nasci e me criei aqui e hoje tenho a honra de assumir os destinos de Santa Cruz. […] Nossa palavra de ordem é trabalho. Vamos lutar por melhores dias para esse povo que tanto sofreu nos últimos anos, sofreu com o abandono, com a perseguição. Vamos fazer uma administração voltada para todos, sem distinção, com o povo livre”.

Publicidade

O novo prefeito anunciou um choque de gestão nos primeiros 90 dias. “O início da nossa gestão será desafiador. Por isso peço a compreensão da população”, disse, acrescentando que assumiu o município num verdadeiro caos, sem telefone fixo, sem informações sobre a real situação financeira do município, com os ônibus escolares sucateados, sem pneus, sem bateria, para brisas quebrados, com problemas mecânicos.

Câmara Municipal
Antes da posse dos cargos do Executivo, a Câmara Municipal realizou a sessão de instalação da Legislatura 2017/2020, empossando os vereadores Altamir Galdino dos Santos (PRTB), Antônio Valdir Leal Santos (PTB), Francisco Pinheiro (Totó – PP), Joseudes Maria Gonçalves Barbosa Damasceno (PSB), Miguel Pereira da Silva (PRTB), Morse Martins Santos Moura (PSB), Murilo Clementino Santos (PTB), Raimundo Rodrigues de Moura Neto (PTB) e Rogério Ricardino de Oliveira (Rogerio Bié – PSB).

Vereadores são empossados em Santa Cruz

Em seguida, foi realizada a eleição da mesa diretora da Casa para os próximos dois anos, 2017/2018. Apenas uma chapa, encabeçada pelo vereador Morse Martins, se inscreveu, sendo eleita com seis votos. A mesa diretora é composta, ainda, pelos vereadores Raimundo Neto como vice-presidente, Miguel Pereira como 1º secretário, e Antônio Valdir como 2º secretário.

Vereadores Morse Martins e Raimundo Neto, presidente e vice-presidente da Câmara

Com o resultado da eleição, Barroso passa a ter maioria na Câmara, com seis vereadores na base aliada. Seu grupo havia elegido quatro vereadores, Francisco Pinheiro (Totó – PP), Raimundo Neto (PTB), Murilo Santos (PTB) e Valdir Borges (PTB), e recebeu a adesão de outros dois, Morse Martins (PSB). e Miguel de Posse (PRTB).







Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS