Connect with us

Inhuma

Assistência Social de Santana promove domingo de lazer aos grupos Viva a Vida e GEAV no Forró dos Idosos em Inhuma

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade de Santana do Piauí com apoio da Prefeitura que tem a frente da gestão a prefeita, Maria José, promoveu mais um momento de lazer. Trata-se da etapa da Colônia de Férias que desta vez contemplou os idosos do Grupo Esperança, Ação e Vitória (GEAV) e do Grupo Viva a Vida. O idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram na cidade de Inhuma do Forró dos Idosos animado pelo banda de forró pé de serra com Santana de Manaus no vocal, Neto Lira no acordeon e Adonias na zambumba.

O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso no município inhumense na manhã e parte da tarde deste domingo (28) reunindo idosos da cidade anfitriã, bem como do município de Santana do Piauí e Ipiranga. O evento dispôs de lanche com chá, café, biscoito e, no intervalo, um almoço bem sortido para todos os participantes esporte mental com jogos de dominó e assistência de saúde com aferição de pressão arterial. Após o almoço ainda teve muito forró pé de serra para animar.

Veja todos as fotos clicando aqui

A secretária de Assistência Social de Santana do Piauí, Tarciana Bernardes, no intervalo da festa fez uso da palavra para agradecer toda equipe da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Comunitária de Inhuma pela acolhida dos visitantes.

“É uma grande alegria e um contentamento de podermos estar aqui concretizando esse desejo de visitar vocês aqui em Inhuma porque além do passeio temos vínculos familiares. Temos pessoas amigos e parentes aqui. É um desejo de longa data do grupo Viva a Vida lá de Santana vir para Inhuma. Hoje temos que agradecer à secretária e toda a equipe que prontamente nos acolheu. Agradeço ao prefeito que disponibiliza esse acontecimento. Nós gostamos de ir ao encontro de idosos em outros locais e também gostamos de receber. Quero agradecer a prefeita de Santana do Piauí, Maria José, por proporcionar momentos como este”, disse

Publicidade

“Queremos receber vocês lá na nossa casa também. Será um enorme prazer recebê-los. É muito importante momentos como este […] estamos muito felizes e mais uma vez a gente espera que outros encontros assim aconteçam”, convidou.

Além de oportunizar aos idosos momento de descontração e alegria, o passeio proporciona também reencontros com familiares. É o caso do senhor Mateus Rodrigues Leal, 66 anos, da cidade de Santana do Piauí. O idoso assistido pela SEMAS de Santana há 8 anos disse que o passeio fui muito bom, regado a muita diversão e pôde rever familiares.

“Dancei bastante e também tive a oportunidade de reencontrar familiares. Aqui é terra dos meus parentes e vi alguns de meu povo. Pra mim é um divertimento. Eu sou apaixonado por música. Gosto muito de dançar e passear. Me faz muito bem. To com oito anos e comecei brincar desde a primeira noite. Até hoje nunca perdi um forró. Nos encontros têm palestras também e gosto das brincadeira, de estar no meio dos amigos. A gente merenda, almoça, dança e se diverte bastante”, ressaltou Mateus.

Também de Santana, o idoso, João Vianey Leal, frequenta o grupo de idosos e para ele as atividades fazem muito bem.

“Esses encontro fazem muito bem. Gosto muito porque tem muita gente e esse sanfoneiro arrasa. Tenho 66 anos e estou durinho ainda (rsrsrsrs). Viajo para São Paulo também”, disse João.

Ainda antes de iniciar a festa, ocorreu o momento de aquecimento com o professor de Capoterapia, Denis Costa, que esteve presente animando os participantes com sua metologia envolvendo todos os idosos num momento de descontração. O professor explicou a metologia utilizada para trabalhar com os idosos. De acordo com Denis, a capoterapia resgata e proporciona o reviver como atividade integrativa motivacional.

Publicidade

“É uma atividade que obedece as limitações do idoso porque podem ser portadores de osteoporose, artrose, hipertensão, diabetes e também doenças psicossociais como a depressão. Essa atividade que instiga ao idoso conhecer o próprio corpo possibilitando ir bem mais além, resgata tudo aquilo que ele viveu transformando numa atividade lúdica e possibilitando-o reviver, livrando da depressão que é um mal que acomete muito as pessoas e trazendo eles novamente para dentro da sociedade, fazendo com que eles se sintam bem consigo mesmo e com a família. Como diz o ditado “Quem canta seus males espanta”, explicou o professor de capoterapia.

Pouco antes do encerramento, na volta após o almoço, ainda teve a participação de Seu Vicente que deu uma palinha cantando sucessos do passado em ritmo de forró pé de serra com grupo musical.

A Colônia de Férias que iniciou no corrente mês de julho beneficiou no último dia 11, uma manhã de lazer para crianças do SCFV com idade entre 07 e 17 anos promovido pela Assistência Social com apoio da Prefeitura Municipal de Santana. No dia 16, foi a vez da Assistência Social promover uma tarde recreativa no Piauí Shopping para 25 crianças do Infância Feliz, em Picos, com faixa etária entre 03 e 06 anos onde desfrutaram de muita diversão com brincadeiras e jogos.

Na tarde deste domingo a culminância da Colônia de Férias com o forró dos idosos em Inhuma. Na ocasião, estiveram presentes: a secretária municipal Assistência Social de Santana do Piauí, Tarciana Bernardes; a coordenadora do CRAS de Santana, Cintia Naiara e a coordenadora do SCFV, Fabiana. Da cidade de Inhuma estiveram presentes a secretária de Trabalho e Ação Comunitária de Inhuma, Rosimar Pacheco; e toda equipe juntamente com a coordenadora do CRAS, Ana Flávia; a coordenadora do CREAS, Conceição Rodrigues, demais membros e o prefeito municipal.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS