Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Santana abre Ano Legislativo e Mensagem do Executivo destaca ações realizadas em 2018

Publicado

em

A Câmara Municipal de Santana do Piauí abriu na noite desta sexta-feira (22) o Ano Legislativo de 2019. A sessão contou com a presença dos parlamentares Antônio de Hercília (MDB) – presidente da Casa; Marcos Venicio Leal (MDB), Raimundo Honorato (PTB); Ricardo Rodrigues (PTB); Erisvaldo Sousa (PTB), Geosmar Pedro de Aquino (PSD); Egivan Miguel de Araújo (MDB). Tiveram ausência justificada  a vereadora Clarete Rabêlo (MDB) e o vereador Deuzim (PTB).

Na ocasião, a prefeita municipal, Maria José de Sousa Moura (Progressistas) esteve participando da sessão e realizou a leitura da Mensagem do Executivo destacando as ações e avanços realizados pelo governo “Uma Cidade Melhor para Todos” no ano de 2018 e o planejamento de novos projetos a serem desenvolvidos em 2019.

Durante a primeira sessão do ano foram colocados na pauta de votação do Legislativo santanense projetos de interesse do município, são eles: implantação do Conselho Municipal de Controle Social de Saneamento Básico; implantação da Política Municipal de Saneamento Básico e seus instrumentos e aplicação do Piso Nacional dos profissionais do Magistério aos professores da rede municipal. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade pelos vereadores.

Na leitura da Mensagem do Executivo a prefeita Maria José pontuou as ações realizadas em cada secretaria no ano de 2018, reforçando o compromisso de continuar trabalhando em prol do desenvolvimento dos munícipes no ano que segue.

“Tivemos avanços significativos em nosso município no ano de 2018. Trabalhamos por mais saúde, mais educação, por mais assistência social, por mais esporte, por mais assistência ao homem do campo e cumprindo a rigor com nossos compromissos financeiros, pagando em dia funcionários e fornecedores. Em 2019, vamos continuar com este mesmo objetivo: trabalhar pelo desenvolvimento de Santana do Piauí”, afirmou a prefeita.

Publicidade

O presidente da Câmara, Antônio de Hercília (MDB), que exerce seu primeiro mandato a frente do Legislativo, enfatizou que buscará manter sempre o diálogo com o Executivo Municipal para o desenvolvimento de projetos que beneficiem os santanenses.

“Nossa gestão será voltada no entendimento, colocando os projetos para serem discutidos e assim pretendemos a Câmara e o Executivo sempre manter um diálogo, como foi nestes dias que antecederam a sessão. Estive me reunindo com a prefeita e buscaremos manter sempre o entendimento para fazer o melhor para o nosso município. Aprovamos nesta sessão três projetos importantes que vem só a beneficiar o município, como já existem outros que serão analisados e dentro da análise com certeza serão aprovados”, frisou o presidente.

Ações

Em 2018, a Prefeitura de Santana do Piauí realizou ações importantes através das secretarias municipais. No âmbito da Saúde, as mais significativas foram a chegada de três novos veículos: duas ambulâncias e uma Doblò, instalação da Sala de Fisioterapia na UBS da comunidade Barro, atendimentos especializados em Pediatria, Psiquiatria e Cardiologia, entre outras ações.

No setor da Educação, entre as ações de melhorias estão a chegada de 844 novos conjuntos de carteiras escolares, inauguração da Creche Tia Lourdes Dias e aprovação de alunos nas Olímpiadas e no Instituto Federal do Piauí (IFPI). Já na secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos as ações de assistência ao homem do campo se confirmam no pagamento atualizado da contrapartida municipal no Programa Garantia-Safra, assessoria técnica de engenheiro agrônomo, além da recuperação de poços tubulares, entre outros projetos.

Publicidade

A Secretaria de Obras também realizou ações importantes em 2018, sobretudo com foco na recuperação de estradas e abertura de outras, como a estrada que liga o Povoado Queimada da Ema à Serra do Tanque. Na Assistência Social, as ações em destaque estão na promoção de eventos e desenvolvimento dos programas e projetos sociais.

Na Administração, as ações se voltam para a organização do quadro dos servidores municipais através da informatização de dados, bem como atualização do Portal da Transparência.  No esporte, a secretaria que atualmente encontra-se sem titular também realizou ações significativas como a recuperação parcial do Ginásio Chiquinho Borges, formação da seleção oficial de Futsal de Santana do Piauí, além da recuperação dos campos de várzea e formação das Escolinhas de Futsal.

Fonte: Folha Atual


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS