Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Conselheiros tutelares tomam posse em Santana do Piauí; veja fotos

Publicado

em

Os cinco novos conselheiros tutelares de Santana do Piauí, eleitos na última eleição ocorrida em outubro de 2019, tomaram posse na manhã desta sexta-feira (10). Os novos conselheiros e seus respectivos suplentes atuarão no período de 2020 a 2024.

Com início às 09h, a solenidade realizada pela Prefeitura, juntamente com a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu além dos membros eleitos do Conselho Tutelar, diversas autoridades.

Marcaram presença na ocasião e compuseram a mesa de honra: a prefeita Maria José, a secretária de Assistência Social, Tarciana Bernardes; a presidente do CMDCA, Aureliana Ferreira; a presidente da Comissão Eleitoral, Elisete Leal; o vereador e presidente da Casa Legislativa, Antônio Joaquim.

Foram registradas as presenças das demais autoridades como: o secretário de Saúde, Francisco José de Carvalho; o secretário de Agricultura, Netinho; o secretário de Esportes, Neilton Leal; os vereadores: Clarete Rabêlo, Ricardo Rodrigues, Erivaldo Batista e Mundim, além de servidores municipais da Assistência Social, demais órgãos da administração santanense e lideranças políticas.

A solenidade, após convocação da mesa, foi marcada pela execução do hino municipal e pronunciamento das autoridades. Na ocasião, no uso da palavra, a secretária de Assistência Social, Tarciana Bernardes, saudou os eleitos conselheiros, as autoridades e o público. A secretária enfatizou e falou sobre a missão de cuidar e zelar pela integridade das crianças e adolescentes. “As crianças e adolescentes devem ser tratados com prioridade absoluta. Como estão sendo tratados no nosso Brasil, em nosso estado e em nosso município?”, questionou fazendo a reflexão sobre a missão de zelar e garantir os diretos das crianças e adolescentes de Santana do Piauí.

Publicidade

“Nós que fazemos a Secretaria de Assistência Social, através do CRAS e das demais secretarias que fazem este município, estamos dispostos a apoiar o trabalho do Conselho Tutelar. Desejo a todos os conselheiros e suplentes, sucesso e êxito nos trabalhos”, concluiu Tarciana Bernardes.

A presidente do CMDCA, Arueliana Ferreira, destacou a funcionalidade do órgão e sua finalidade.

“É com muita satisfação que realizamos a solenidade de posse dos conselheiros de Santana do Piauí que são encarregados de zelar pelos cumprimentos dos direitos da criança e do adolescente. É importante que as pessoas percebam que o Conselho Tutelar representa a própria comunidade. Tem por missão estar sempre em alerta para coibir quaisquer ameaças aos direitos que estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA. O conselheiro é muito mais que um funcionário público, pois tem relação com a comunidade e desenvolve o trabalho articulado com a rede”, destacou felicitando os novos membros eleitos.

O vereador e presidente do Legislativo de Santana, Antônio Joaquim, no uso da palavra fez seus cumprimentos e ressaltou que o Conselho Tutelar é um guardião. O parlamentar lembrou da época em que atuou como conselheiro.

“Convivi muito nesta área social. Posso dizer que fiquei muito feliz em trabalhar e fazer parte ao longo do tempo de todos esses conselhos de direitos. O Conselho é um guardião quando se fala de direitos. O ECA é uma arma e trabalha em cima disso contando com apoio de parcerias e quando se faz com dedicação e humildade certamente é capaz”, disse o presidente do Legislativo.

Publicidade

O Decreto nº 01/2020, dispõe sobre a nomeação e posse dos novos conselheiros tutelares do município de Santana do Piauí, eleitos no pleito municipal de 06 de outubro de 2019 para o mandato de quatro anos no período de 2020 a 2024. A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, no uso das atribuições legais considerando o disposto do parágrafo III, do Art. 28 da Lei Municipal nº 185, datada de 30 de março de 2015 que dispõe sobre política municipal de atendimento dos direitos da criança e do adolescente em Santana, cria o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar, nos termos da Lei Federal nº 8069/90 do ECA.

Tomaram posse de acordo com decreto nº 01/2020 os conselheiros tutelares titulares: Karoliny Leal Moura, Lucineide da Silva Rocha, Jailson Veloso Lacerda e Ana Clara Araújo Leal. Na suplência ficaram: Geane Oliveira Leal, Fernando de Sousa Santos, Maria Deilane dos Santos, Manoel Otacílio de Almeida e Maria Geovana de Sousa. Após a assinatura dos termos de posse foi proferido juramento dos empossados para o mandato 2020-2024.

Eleito conselheiro tutelar, Fábio Moura, usou a tribuna para agradecer a todos que apoiaram e confiaram o voto.

“Quero agradecer a Deus, a cada um que me apoiou e aos demais colegas. Estamos aqui hoje graças a cada um que saiu de suas casas para votar. Me sinto muito agradecido e honrado e digo que faremos de tudo para honrar o voto e zelar pela integridade e moral de nossas crianças. No mundo de hoje podemos ver muitas crianças maltratadas e sofrendo. Estamos aqui para iniciarmos o trabalho que vai amenizar, proteger e assegurar os direitos. Parabenizo os colegas titulares e suplentes”, agradeceu.

O ex-conselheiro, Felipe, aproveitou a oportunidade para falar em público e agradecer pela confiança que foi dada no pleito passado.

“Não é uma tarefa fácil, mas que gera um sentimento de gratidão. Desejo muito sucesso aos novos conselheiros. Agradeço aos santanenses que deram a confiança para a realização dos trabalhos”, disse.

Publicidade

No encerramento da solenidade, a prefeita Maria José, saudou as autoridades, servidores e o público que esteve presente participando da solenidade de posse. Em seu discurso, foi destacado a responsabilidade exitosa das eleições e a importância de atuar para o bem da comunidade, voltado para crianças e adolescentes.

“É muito importante o sentimento de utilidade, pois ele deve nortear os trabalhos enquanto agentes públicos e o desejo de servir a comunidade, ser útil à caminhada dos jovens e crianças, já que são o bem maior que uma comunidade pode ter. Se eles tiverem acompanhamento nas famílias e amparo legal através das instituições, com certeza teremos adultos preparados para a vida em sociedade. Temos que nos nortear acompanhando o que diz a legislação”, destacou.

Após a solenidade de posse dos cinco conselheiros e suplentes foi servido um lanche para todos os participantes.

Veja mais fotos


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS