Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitura de Santana realiza Conferência Municipal Democrática de Assistência Social

Publicado

em

A Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta quinta-feira (12) a Conferência Municipal Democrática de Assistência Social. O evento de participação e escuta popular ocorreu no Centro de Convivência, no Centro da cidade.

Participaram da Conferência Municipal a prefeita Maria José de Sousa Moura (Progressistas), o presidente da Câmara Municipal, Antônio de Hercília (MDB), os vereadores Ricardo Rodrigues (PTB), Erivaldo Batista (PTB), os secretários municipais Francisco Carvalho (Saúde), José Leal (Obras), Neilton Leal (Esportes), Tarciana Bernardes ( Social) e Francisco de Moura Sobrinho (Agricultura), além de servidores, representantes da sociedade civil organizada e usuários da política de Assistência Social.

Formação da mesa de honra

A Conferência Municipal Democrática de Assistência Social foi iniciada pela leitura do Regimento feita pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Monique Leal, e aprovado pela assembleia presente.

Leitura do Regimento

Publicidade

Posteriormente, a conferencista Gracília de Carvalho Araújo, apresentou a temática central do evento que tratou sobre “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação  social”.

“Vivemos numa fase que muito se fala em crise, cortes no orçamento, mas é aí que se torna desafio realizar ações e projetos sociais. Os municípios não conseguem arcar com os custos e por essa razão as conferências são espaços para o amplo debate, para propor caminhos que transformem essa realidade. Os direitos conquistados não devem ser limitados, sim expandidos”, afirmou a conferencista.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, destacou a importância da população se fazer presente nos espaços de debate.

“Para que possamos melhorar os serviços da Assistência Social necessitamos contar com a participação de todos, especialmente quem já se utiliza dos serviços. Temos uma boa representação na Conferência, mas é fundamental que o povo esteja presente, tenha ciência do que se é discutido, proposto, para também avaliar o trabalho que se é desenvolvido”, afirmou a prefeita.

A secretária de Assistência Social, Tarciana Bernardes, destacou a importância da Conferência para a política de ações  articulada no setor.

Publicidade

“A Conferência é o espaço para avaliação, debate e proposição de ações.  Aqui serão pensadas novas estratégias de trabalho que se adequam a realidade santanense. Também serão eleitos delegados e suplentes que reseprentarão nosso município na Conferência Estadual”, frisou.

Discussão dos eixos e escolha dos delegados

Após a explanação da temática, os presentes foram divididos em grupo para apresentação e debate dos eixos temáticos.

Os grupos após análise dos eixos, elaboraram propostas que foram apresentadas e selecionadas por todo o grupo.

Na ocasião, ainda houve a escolha dos dois delegados – Francisco Isaque da Rocha e Layrton Carvalho, que representarão o município na Conferência Estadual.

Publicidade

Delegados e suplentes

MAIS IMAGENS

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS