Connect with us

Santana do Piauí

SANTANA | Técnica de programas da Educação participa em Teresina de encontro de formação sobre o novo currículo da BNCC do Piauí

Publicado

em

Durante os dias 06 e 07 de novembro, a técnica da secretaria de Educação, Ana Patrícia Gonçalves, representou o município de Santana do Piauí, no encontro de formação continuada dos educadores da rede estadual e municipal do Piauí, em Teresina.

O encontro visa à implantação do novo currículo que adota as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e contou com a participação de profissionais dirigentes municipais em Educação, coordenadores regionais e municipais ProBNCC e articuladores, tendo como foco principal a abertura do ciclo formativo para implementação da BNCC e do novo currículo do Piaui, através do programa PROBNCC Ciclo II, com o objetivo de promover e garantir, ferramentas de qualidade para Educação do Piaui.

A pactuação entre estados e municípios para o processo de implementação foi assinada pelo secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, e pela secretária municipal da Educação de Marcolândia, Armandina Vieira de Araújo que representou a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Para o secretário estadual de Educação, Ellen Gera, o novo currículo alinha-se à BNCC, trazendo o foco para o ensino de competências e habilidades essenciais ao aprendizado dos estudantes. “O currículo do Piauí foi construído em regime de colaboração por todas as redes que compõem a educação do Piauí e homologado pelo CEE. Agora iniciamos uma nova fase, a formação. Este documento visa entregar para a comunidade escolar uma atualização à luz da BNCC para que possamos buscar as competências e habilidades que os estudantes têm direito. Iniciamos a formação do currículo do Piauí para as redes municipais e rede estadual e esperamos que a rede particular participe deste processo”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação e primeira-dama de Marcolândia, Armandina Vieira de Araújo, explicou que a adoção do documento faz-se importante em concretizar a união dos municípios em prol da educação. “A BNCC veio nortear para seguirmos a mesma direção na área da educação, diferente dos regimes anteriores enviados pelo Governo Federal nos quais as secretarias municipais estavam seguindo diretrizes próprias e descentralizando as ações. Com um documento único poderemos alavancar a educação piauiense”, disse a gestora.

Publicidade

O Currículo do Piauí foi construído em 2018 numa colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Undime, com mais de 22 mil contribuições por meio consulta online. Após a sistematização, foi à proposta foi entregue ao Conselho Estadual de Educação (CEE), que homologou em 2019, para ser implantada nas salas de aula em 2020.

A secretária de Educação, Maria Inês, fala da participação do município no encontro. “Vejo como uma grande necessidade esses encontros de formação diante do cenário em que se encontra a educação no nosso país, bem como no nosso município e precisamos estar bem informados sobre a BNCC, já que ela é quem vai nortear o ensino”, destacou.

A técnica, Ana Patrícia, avaliou a sua participação no evento, falou sobre os assuntos discutidos e como o município irá realizar as diretrizes. “O evento foi muito importante e positivo. Falamos sobre o currículo do nosso Estado, e como ele acontece dentro das nossas redes. Discutimos sobre os projetos pedagógicos das escolas e as suas diferentes realidades, além de falarmos o cronograma que irá acontecer às formações. Como Santana já fez 03 formações da BNCC, nós temos até a Semana Pedagógica para falarmos novamente a cerca das competências. Mas antes disso, iremos trabalhar o assunto com todos os nossos servidores da Educação para executarmos um excelente trabalho”, explica.

O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. E as formações visam aprofundar os conhecimentos do novo currículo Piauí e revisar os projetos pedagógicos das escolas, tanto das redes municipais quanto da rede estadual de ensino.

Confira as imagens:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS