Connect with us

DESTAQUES

SÃO JULIÃO | Prefeito eleito, Dr. Jonas Alencar concede entrevista e fala sobre seus planos para o município. Veja!

Publicado

em

Reunidos com os seis vereadores eleitos, da coligação,“São Julião tem cura”,o prefeito eleito no município de São Julião Piauí, Jonas Bezerra de Alencar, o Dr. Jonas (PSB), como é popularmente conhecido, e o vice-prefeito eleito, Sodson Rocha, concederam neste domingo (23), uma entrevista na Rádio Nossa Senhora da Conceição FM, onde falaram sobre seus planos à frente da administração municipal para o próximo quadriênio.

A entrevista foi conduzida pelo radialista Jeremias Carvalho e contou com a participação do radialista João Elísio, diretor da referida emissora. A entrevista teve a cobertura do radialista Iago Sousa do portal Cidades na net e do Piauí em Foco.

Ao abrir a entrevista, o radialista João Elísio questionou se o sonho de ser prefeito com uma expressiva maioria havia se concretizado.

“Agradeço aos votos que obtivemos nas eleições, o povo de São Julião mostrou história, mostrou que gosta de mudança na politica, mudança na cara administrativa. Volta ao poder uma equipe formada por mim, pelo Sodson e por todos que confiaram no grupo. Sobre o sonho está realizado em parte, pois a concretização deste é fazer a administração voltada para o povo de São Julião.O sonho não era de ganhar a eleição, o sonho é de colocar São Julião no lugar de destaque que nunca deveria ter saído”. Comentou Dr. Jonas.

Sobre a histórica maioria de votos, Dr. Jonas disse que foi a resposta a uma administração que não olhou para o povo, o povo sentia o desejo de mudança. “A esperança do povo de mudar,resgatar o nosso município deu essa maioria para o nosso grupo. Aquilo que tínhamos de melhor, o hospital é um exemplo disso, que funcionava, fazia cirurgias e hoje vinte anos depois o hospital voltou para um posto de saúde, com total falta de estrutura, sem leito e sem centros cirúrgicos. Não é isso que queremos. Quando o hospital foi feito pelo saudoso Otacílio Rocha e Dr. Aluísio era para garantir uma saúde pública de qualidade, e hoje o cupim toma de conta dos postos de saúde.Isso e muitas outras coisas fizeram o povo mudar. Foi esse sentimento de mudança e com o nosso trabalho e história nos conduziram até aqui” pontuou Dr. Jonas.

Publicidade

Respondendo à pergunta do radialista Jeremias Carvalho, sobre prioridade administrativa, Dr. Jonas destacou a saúde como prioridade, mas falou que cuidará de todas as áreas.

“A partir do dia 1 de janeiro terá uma administração para zelar o povo e zelar o município em todas as áreas. Saúde será o carro chefe do nosso município. Os recursos são poucos, mas vamos fazer o muito com pouco dinheiro. Estamos fazendo levantamento das necessidades de São Julião. Queremos dar atenção a quem mais precisa, mais necessita, para quando tiver no primeiro ano de mandato as politicas públicas estejam equiparadas. É um desejo nosso voltar o hospital do município,abrir o centro cirúrgico, as internações masculinas e femininas tanto para internação de pacientes que foram submetidos à cirurgia, como para a própria internação, tirar o posto de Saúde de dentro do hospital e colocar no local apropriado. Relocar num novo ambiente a Secretária de Saúde. Criaremos o ambulatório de ortopedia para agilizar os atendimentos. Montaremos  o Ambulatório de Cardiologia, com o cardiologista Dr. Clodoaldo, o mesmo fará anestesia também. O ambulatório de oftalmologia e cirurgias oftalmológicas. Montaremos também uma casa de apoio em Teresina. Vamos zelar por toda a saúde. Já detectamos as dificuldades da saúde, construiremos um posto de saúde para a localidade Piaus com atendimento médico semanal. Em Fujona não há atendimento odontológico porque dizem que não uma ESF e nós sabemos que ele existe. Nós iremos implantar o atendimento odontológico. Cuidaremos também das outras áreas, como a  educação, cultura, esporte e lazer; o município está abandonado.Tem que haver a Capoterapia, o forró para os  idosos, campeonatos de futebol, Wi-fi na praça, melhorar as escolas,  o sistema de ensino, o saneamento, colocando a administração e o povo em 1º lugar”.

Em outro ponto, o radialista Jeremias Carvalho perguntou à cerca da publicação de um edital, logo após a eleição, pela administração atual para a realização de um Concurso Público da Prefeitura de São Julião para o provimento de 71 vagas nas mais diversas áreas no município, indagando como o mais novo prefeito eleito, Dr. Jonas Alencar avalia esse concurso?

“Eu sou a favor do emprego, o pai ou mãe de família que não tem condições de ter um emprego para pagar suas contas está em situação difícil, eu não vou ser prefeito para desempregar o povo. Eu quero empregar o povo, quero pagar bem e com dignidade, não gosto do suor do trabalhador.Agora sobre o concurso nos causa estranheza a realização de um concurso no apagar das luzes, uma administração que passou oito anos a frente do poder executivo e fazer um concurso em fim de mandato. Sem contar que há uma serie de irregularidades no concurso, a primeira é a dispensa de licitação que é um instrumento que regulamenta a contratação com o executivo, qualquer obra ou convênio tem que haver processo licitatório e foi dispensada. Pela Constituição Federal, Licitação só pode ser dispensada mediante situação de emergência, isso é uma irregularidade que por si só pode ser caçado. Além da dispensa de licitação agente ver a arbitrariedade na oferta de cargos inexistentes e ineficientes para o município, como o caso do cargo de engenheiro de produção,onde no município não há nenhuma indústria, oferece vaga de engenheiro civil, nós não temos construtora da prefeitura, nem temos habilitação para fiscalizar obras, então é outra vaga que não existe. Estão criando uma vaga para empregar alguém que não tem lugar na administração, assim acontece com a vaga de bioquímico, onde não temos nenhum laboratório de analises clinicas da prefeitura, também há a oferta de três vagas para médico, quando a folha de pagamento só suporta mais uma vaga. Assim como oferece vaga para enfermeiro onde só tem uma vaga. Portanto avalio como um concurso ilegal, concurso abusivo, concurso assinado por uma administração que quando o prefeito assinou estava cassado pela justiça, é imoral um prefeito cassado assinar um concurso. Sem falar no aumento da folha em 39%, sem que haja dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios. Estamos num pais em crise, Estado quebrado e União quebrada. A PEC 241 limita o teto de gastos e vai regular as receitas do município. Temos ainda a Lei de responsabilidade fiscal, onde diz que o município só pode gastar 60%com folha de pagamento. E esse concurso inviabilizará qualquer administração, o concurso tem que ser feito, tem. Mas um concurso sério, acompanhando os prazos, fazendo licitação, oferecendo vagas que o município possui. Nossa coligação já pediu anulação do certame, pois é uma irregularidade e nós vamos lutar por tudo que é irregular. “As coisas tem que ser certas”.Explanou o prefeito eleito.

O radialista Jeremias Carvalho questionou o prefeito eleito Dr. Jonas, se a sua gestão, logo que assumisse a prefeitura, pretendia realizar uma auditoria. Dr.Jonas acenou que sim. E falou que já montou a equipe de transição. “Vamos receber a prefeitura com uma auditoria interna e quanto à fiscalização aos atos errados é de competência do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Câmara de Vereadores. A minha equipe de transição está montada e organizada, pronta para receber a prefeitura. Estamos aguardando o prefeito atual nomear a equipe de transição dele para entregar a administração”. Pontuou.

Publicidade

Dr.Jonas aproveitou a oportunidade e falou também sobre saneamento básico e o esporte. “Nós já temos projeto feito na área do saneamento básico de São Julião, o Deputado Federal Atila Lira que é Presidente Estadual da FUNASA, vai nos ajudar para gerir esse projeto. Peço que tenhamos paciência e aguardamos assumir para dar andamento ao saneamento e a pavimentação na cidade e no interior. Tenho projeto de passagem molhada nos Piaus, melhoria e ampliação nas passagens molhadas existentes no município. Quanto ao esporte, vamos dar incentivo ao lazer e melhorar a qualidade de vida dos nossos jovens, valorizando o esporte. O município está precisando de apoio com atividades que deveriam ser mantidas pelo poder público. O estádio do município está entregue as traças. A quadra da Fujona está inviabilizada e inacabada. Murar o campo de mandacaru, e além das estruturas físicas fazer um calendário de eventos esportivos. Com a colaboração do município”. Disse entusiasmado.

Indagado sobre a Educação infantil, Dr. Jonas destacou que a Educação no todo receberá uma atenção especial da sua gestão.“Em relação à educação temos que organizar e buscar melhorias para toda a educação municipal, estruturando e melhorando a qualidade da educação tanto física, material como os recursos humanos. Vamos pensar a escola de tempo integral, vamos dá formação continuada aos professores. Queremos ser modelo de Educação Pública. Vamos fazer olhar com muito zelo pela educação”. Comentou

O radialista Jeremias Carvalho discorreu sobre as eleições da APPM, disse que Carlão, irmão do Dr. Jonas Alencar já foi presidente da mesma e questionou se o Dr. Jonas tem pretensão de ser candidato à presidência da APPM?

“Por conta da expressiva maioria de votos que obtive e em analise de perfil. O Presidente Estadual do meu partido, o PSB, Dr. Wilson Martins, sondou meu nome e me convidaram para ir a Teresina onde sentamos juntamente com o deputado Júlio Cesar, eles queriam fazer uma dobradinha para formar uma chapa com o Toninho de Caridade, mas não demonstrei interesse. Nesse momento o que quero é cuidar do meu município, colocar São Julião no trilho e a APPM vai ser um projeto futuro”. Disse o mesmo.

Indagado sobre a formação do secretariado, o prefeito eleito Dr. Jonas Alencar disse que ainda é cedo.

Publicidade

“Ainda não é nossa preocupação, vamos adentrar na transição. Formaremos um secretariado com critérios políticos, mas em grande parte meramente com critérios técnicos também. Pessoas competentes, responsáveis e que correspondam aos anseios do nosso povo, trabalhando cada um em suas áreas, no seu perfil para dar certo a gestão, secretários que tragam problemas, mas também soluções” enfatizou.

Questionado sobre a agricultura, Dr. Jonas Alencar garantiu que buscará politicas públicas para ajudar os agricultores. “Vamos buscar politicas públicas para a agricultura familiar, garantindo o seguro safra e aumentando o número de agricultores beneficiados, trabalhando para beneficiar e ajudar os nossos agricultores de todas as formas que a administração puder”. Pontuou Dr. Jonas.

Outra pauta, de grande importância na entrevista foi à segurança pública. Dr. Jonas disse que buscará soluções de seu alcance para atender a demanda.

“Irei fazer parceria com o Governo do Estado, criando condições de estrutura física e de trabalho dos nossos policiais no município. A prefeitura vai contribuir diretamente e creio que será resolvido. O problema maior da segurança pública é a falta de incentivo por parte da gestão atual que não faz o seu papel. Se houver esse custeio de alimentação, moradia, teremos um efetivo que fará com satisfação a segurança pública com eficiência e qualidade. Outra problemática social a ser combatida é a droga, grande vilã do século, encaro-a como um problema de saúde pública e nós teremos um ambulatório para fazer tratamentos clínicos,faremos acompanhamento e orientação, olhando com carinho para os usuários, além de implementar a cultura e o esporte. Não com a criminalização de quem usa. Mas com cuidados para ajudarem a sair ou a não entrar no mundo das drogas”.

A última pergunta da entrevista foi como Dr. Jonas se sente em participar das eleições ao lado do vice-prefeito eleito, Sodson Rocha. “Sodson é um grande amigo que ganhei ao longo da vida, abrilhantou a campanha, um rapaz humilde, pé no chão. Junto com ele levamos nossa mensagem de confiança e montamos uma grande chapa que deu certo. Ele vai ajudar muito na administração. Os candidatos a vereadores também nos ajudaram muito nesta batalha. Sabíamos das dificuldades em enfrentar um poder econômico e politico muito forte, mas fomos com Deus no coração. Parabenizamos todos os vereadores eleitos e os nãos eleitos. Estarei junto com todos na administração. Agradeço mais uma vez a todo eleitorado, que depositaram seu voto e vamos à luta, por uma administração onde o povo estará em 1º lugar. Obrigado por tudo que esta terra me proporcionou, trabalharei 24 horas por dia, sete dias por semana, trinta dias no mês e trezentos e sessenta e cinco dias no ano para trazer o desenvolvimento e a alegria de volta a terra do cal, do cobre e dos sonhos”. Finalizou.

Publicidade

Veja imagens:

dsc_0021 dsc_0025 dsc_0029 dsc_0033 dsc_0037 dsc_0040 dsc_0042 dsc_0043 dsc_0046 dsc_0047 dsc_0053 dsc_0055 dsc_0056 dsc_0060 dsc_0062 dsc_0064 dsc_0066 dsc_0069 dsc_0075 dsc_0076 dsc_0084 dsc_0086 dsc_0095 dsc_0097

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS