Connect with us

São Julião

Em São Julião, gestão de Dr. Jonas atinge nota efetiva no Programa Bolsa Família

Publicado

em

A cidade de São Julião do Piauí, na gestão “O Povo em Primeiro Lugar”, que tem a frente o Prefeito Dr. Jonas recebeu uma nota de quase 100% no índice de acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família, ou seja, é um dos municípios do Estado do Piauí mais efetivos.

O Bolsa Família é dos programas mais conhecido atualmente para a diminuição da desigualdade social. Foi criado pelo Governo Federal e vem auxiliado até os dias atuais várias famílias que precisam de ajuda financeira com um valor mensal.

O cadastramento e inserção das famílias no Cadastro Único para ter acesso ao Bolsa Família é realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), conforme os critérios e orientações repassada pelos atendentes. O acompanhamento às famílias beneficiárias em cada município é realizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde por meio do acompanhamento feito pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e agentes comunitários de saúde.

A cada semestre deve ser atualizado o Cadastro Único e tem como principal objetivo garantir o acesso das famílias carentes do município aos direitos sociais básicos. O secretário de Saúde, Severiano Gomes explica como é feito o acompanhamento junto a UBS.

“Entre os meses de julho a dezembro, as famílias já podem buscar as Unidades Básicas de Saúde para realizar seu acompanhamento se dirigindo à UBS do seu bairro ou região levando seu Cartão de Acompanhamento do Programa Bolsa Família na Saúde, o cartão do Programa Bolsa Família e a caderneta da Gestante, no caso das gestantes” explica.

Publicidade

Severiano Gomes ainda falou da satisfação e do empenho que a gestão faz para continuar beneficiando famílias em programas do Governo.

“A Prefeitura através da nossa secretaria sempre busca incentivar a população a se manter ativa nas etapas de atualização do cadastro. Obtivemos a marca de 99% na vacina do pré-natal e peso da população beneficiada. Não medimos esforços para alcançar um índice favorável, queremos garantir às famílias o benefício do Programa Bolsa Família, a permanência neste programa de transferência de renda” disse.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o município nesta primeira vigência de 2019 superou os índices de Teresina, considerada a capital do Nordeste com a nota mais alta com 69,3% de famílias acompanhadas no primeiro semestre, seguida pelas cidades de Fortaleza (68,2%), Aracaju (66,7%), João Pessoa (55,2%), Natal (51,75%), Salvador (51,1%), Recife (45,2%), São Luís (44,6%) e Maceió (41,5%).

Confira os dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde do município:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS