Connect with us

São Julião

Jovem de São Julião é um dos semifinalistas do Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara dos Deputados

Publicado

em

O estudante de escola pública, Carmo dos Santos Sousa, 16 anos, residente no povoado Mandacaru, distrito de São Julião-PI, passou na pré-seleção do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que é um programa desenvolvido pela Câmara dos Deputados do Brasil e tem como objetivo aumentar o engajamento dos estudantes nos processos democráticos, através da participação de uma simulação das atividades da Câmara dos Deputados.

O sãojuliãonse estuda na Escola Estadual Aprígio Pereira Bezerra, onde cursa o 3° ano do ensino médio. Ele apresentou um projeto de lei que trata sobre a importância da gestão escolar democrática, sob o prisma dos malefícios causados na educação pela indicação política para os cargos de gestores escolares, ou seja, inibir terminantemente, a indicação política. O seu projetos ficou entre os 08 melhores do Piauí e assim Carmo se tornou semifinalista, o único da 16° GRE. No dia 06 de Agosto sairá a lista dos vencedores que irão à Brasília em setembro.

Em conversa com a nossa redação, Carmo demonstrou alegria em poder ser um dos semifinalistas.“Desejo vencer a próxima etapa, e representar em Brasília, na Câmara dos Deputados, o lugar de onde sou e o meu Piauí, para assim debatermos e construirmos um país mais próspero, justo e sustentável”, disse Carmo Santos.

O nome de Carmo foi assunto bastante comentado nas redes sociais durante todo o dia de hoje. Onde professores, amigos e familiares do mesmo enalteceram sua inteligência e desenvoltura na escola e no trabalho.

_Conheça o que é o parlamento jovem:

Publicidade

O Parlamento Jovem Brasileiro, ou PJB como é normalmente chamado, é uma oportunidade única para os estudantes de ensino médio vivenciarem na prática, por uma semana, o trabalho dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o nosso país.

O PJB é um programa que busca contribuir para o desenvolvimento de uma das dimensões de nossa cidadania, que é o conhecimento sobre como se organiza a nossa democracia representativa, assim como a importância da participação e do controle social.

O Parlamento Jovem também ajuda a desenvolver habilidades de domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, que são as principais competências da matriz de referência do ENEM. Tudo isso faz do PJB uma das grandes ações de educação para a democracia realizadas pela Câmara dos Deputados: cada jovem que se envolve na elaboração de um projeto de lei tem a oportunidade de obter novos aprendizados e de desenvolver sua cidadania!

Da Redação, com informações do Portal NPM e site da Câmara dos Deputados

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS